top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Zé Italiano

O "Conheça o Craque" de hoje traz um dos grandes nomes do rádio esportivo do Brasil. Gigante por seu ecletismo e pela sua autenticidade. José Italiano era seu nome verdadeiro. Para quem viveu o esporte em sua época vai chamá-lo simplesmente de "Zé Italiano". Nascido em Água Vermelha, distrito da cidade de São Carlos, foi engraxate e jornaleiro aprendendo a ler através dos jornais que vendia.

Com essas atribuições conseguia juntar um dinheiro para poder curtir in loco o seu Corinthians contra os grandes rivais, sempre de radinho colado no ouvido. Sua carreira teve início aos 25 anos na Rádio progresso de São Carlos em 1956. Já em 1959 transferiu-se para São Paulo ingressando na Rádio Difusora. Convidado por Henrique Lobo, Zé Italiano foi para a Rádio Excelsior em 1963 para fazer parte de uma equipe que tinha grandes nomes como Edson Leite e Geraldo José de Almeida.

Chegou a Gazeta em 1969, Criou seu próprio estilo e ficaram marcantes suas imitações de personagens do esporte como Vicente Feola, Brito, Gérson, Osvaldo Brandão, João Havelange entre outros. Na TV Gazeta fez história por seu estilo popular e autêntico. Chorava, gritava, discutia, brigava no ar defendendo seu Corinthians.

Por muitos anos participou de programas estilo mesa-redonda como "Ducal nos esportes" e "Futebol é com Onze", convivendo com nomes importantes como Milton Peruzzi, Geraldo José de Almeida, Peirão de Castro, Barbosa Filho, Geraldo Blota, Galvão Bueno, Joseval Peixoto e Rubens Pecce entre outros.

Foi integrante da nata de comentaristas esportivos de São Paulo por sua personalidade e inteligência. Viajou por várias partes do mundo e cobriu as Copas de 74, 78 e 82. Durante muito tempo escreveu para a revista "Placar".

Eclético, narrou por anos a Fórmula 1, cobriu os Jogos Olímpicos de Verão de 1982, cobriu as seleções de basquete masculina e feminina, além de narrar boxe, luta livre e a Corrida Internacional de São Silvestre. Por sua narração agressiva e forte, recebeu o apelido de "Garganta de Aço".

Faleceu aos 55 anos vítima de um ataque cardíaco fulminante, deixando a esposa, seis filhos e onze netos. Inesquecível, Zé Italiano criou um estilo diferente de narrador e comentarista se tornando um dos mais folclóricos personagens da crônica esportiva do Brasil.

Grande Zé Italiano! Por tudo isso merece desfilar na galeria do "Conheça o Craque". Valeu e valeu muito ter curtido você por todo o tempo em que esteve entre nós, "Garganta de Aço"!

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page