top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Golias

"Conheça o Craque" traz dessa vez um craque de verdade na arte de fazer rir. Um ícone e um dos maiores,  senão o maior no seu estilo. Falamos de José Ronald Golias, nosso querido e inesquecível Ronald Golias.

Nascido em São Carlos, seu pai, Arlindo Golias, fã do ator Ronald Colman, resolveu homenagear seu ídolo do cinema acrescentando o Ronald ao nome de Golias. Com 8 anos, Golias fez sua estréia nos palcos no Colégio Dante Alighieri em São Carlos onde estudava. Em 1940 já em São Paulo, trabalhou como alfaiate e funileiro ao mesmo tempo em que começou a praticar natação no Clube de Regatas Tietê, onde posteriormente passou a integrar o grupo de "Acqua Loucos” e foi o introdutor dos diálogos no grupo. Sua performance no grupo lhe rendeu a oportunidade de ingressar na Rádio Cultura no programa "Calouros em Cena".

Já na década de 50 Golias passou a integrar o elenco da Rádio Nacional onde conheceu Manoel da Nóbrega que em 57 o convidou para participar do humorístico "A Praça da Alegria" que estreara no mesmo ano na TV Paulista. A partir daí, sua carreira deslanchou interpretando "Pacífico" com seu  boné e o bordão; "Ô Cride, fala pra mãe".

Golias participou de alguns filmes, mas sua carreira toda foi voltada para a televisão. Trabalhou em diversas emissoras e criou vários personagens. O maior deles e de maior sucesso foi “Carlos Bronco Dinossauro" da "Família Trapo”, onde fazia o cunhado de Zelloni e irmão de Renata Fronze, programa que parava São Paulo e que durou de 67 a 71 na TV Record.

Fez programas em grandes emissoras. Bronco, Bronco Total, Superbronco até a volta a "A Praça é Nossa”; em 90, onde permaneceu por 15 anos. Nesse programa fez papel de "Profeta", "Bronco", "Bartolomeu Guimarães" e "Pacífico". E ainda ao mesmo tempo criou o programa "A Escolinha do Golias" ao lado de Nair Bello.

Em abril de 2004 Golias teve a introdução de um marcapasso. Um mês depois foi internado com um coágulo no cérebro. A partir daí, sua saúde ficou debilitada. Em 8 de setembro de 2005, Golias foi internado com quadro de infecção pulmonar vindo a falecer no dia 27 vítima de infecção generalizada. Recebeu e recebe homenagens até hoje por sua história magnífica e pela sua contribuição a cultura brasileira.

Em setembro de 2007 a prefeitura de São Carlos inaugurou a Praça Ronald Golias, além de em 2016 inaugurar o Memorial Casa Ronald Golias onde o ator residiu. Em Serra Negra, há uma estátua de Golias em tamanho natural, sentado na praça m frente a Prefeitura. Vários programas de TV fizeram e ainda fazem homenagens a esse artista gigante. Golias foi, sem dúvida, um humorista genial e imortal. Portanto merece estar na galeria do "Conheça o Craque"!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page