top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Vinicius Jr

Amigo do esporte,


O "Conheça o Craque" dessa vez traz um craque da atualidade. Dificilmente tenho tratado o jogador de futebol de hoje como craque. Mas esse com certeza é hoje uma unanimidade.

Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior, ou Vinícius Jr., ou Vini Jr., é sem dúvida um dos maiores, senão o maior, talento do futebol mundial da atualidade.

Nascido no ano de 2000 em São Gonçalo, Rio de Janeiro, Vini iniciou sua carreira aos 5 anos em uma escolinha do Flamengo em São Gonçalo. Aos 10 anos, passou na peneira de futebol de campo do Mengo e logo foi federado e todos no clube preconizavam o futuro brilhante do jogador.

Sempre calmo, tranquilo, Vini começou a receber uma ajuda de custo do clube e foi morar com o tio Ulisses no bairro da Abolição para ficar mais perto do Ninho do Urubu, uma vez que os pais, sr.Vinícius e dona Fernanda moravam em São Gonçalo, muito longe.

Aos 13 anos foi convocado pela primeira vez para a Seleção Sub-15. E a partir daí, sempre atuou numa categoria acima de sua idade sendo sempre titular. Aos 13 anos já sofria assédio por parte de clubes. Porém, o Flamengo nem ouvia propostas. Em 2017 participou da Copa São Paulo e apesar dos 3 anos de diferença, foi o principal jogador do time na competição. As grandes atuações pelo Flamengo e pelas seleções de base despertaram também o interesse de clubes europeus.

O Flamengo se cercou de todo tipo de assédio firmando um contrato com Vini quando tinha 16 anos. E com essa idade já fazia parte do elenco profissional da Gávea. Um ano depois, após sua segunda partida como profissional, o Flamengo vendia Vini ao Real Madrid por 45 milhões de Euros. Mas como na Espanha não é permitido o registro de atletas estrangeiros menores de idade, o jogador continuou defendendo o Flamengo mediante um seguro milionário.

Em 2018, com 18 anos, Vini ainda não era titular do time. Mas suas atuações quando solicitado eram cada vez mais convincentes. No dia 10 de junho de 2018, Vinícius Jr. se despedia do Flamengo e começava uma fase que se iniciou com enorme turbulência, mas que acabou se tornando auspiciosa em todos os sentidos.

Vini já chegou a Madrid com desconfiança. Humilhado e escrachado, não se abateu. Começou no Real Madrid Castilla, o time B madrilenho. Aos poucos foi introduzido no time principal. Apesar da desconfiança e descaso de diretores e torcedores, Vini deu a volta por cima. Sofreu todo tipo de ataque. desde preconceito racial em vários campos e até de torcedores do real no início, até xenofobia.

Comentários de cronistas da Espanha criticaram até suas danças na comemoração de gols. Um deles sugeriu que fizesse essas macaquices no Brasil. Apesar de toda essa perseguição que dura até hoje, Vini jamais esmoreceu, jamais se abateu mostrando uma cabeça privilegiada e um caráter magnífico ao suportar as críticas e reagir com um futebol exuberante.

Hoje é um dos mais, senão o mais importante, jogador dos merengues. Após muitos títulos e muitas convocações para a Seleção, Vinícius Jr. é hoje o principal jogador brasileiro e um dos melhores jogadores do mundo. Garoto de família humilde, fugiu da rotina de cabeça fraca e mostra uma privilegiada personalidade.

Com certeza será eleito o melhor jogador do mundo num futuro breve. Contra tudo e contra todos, Vinícius Jr. venceu na vida e serve de exemplo para essa nova geração fracassada de nosso futebol. Grande Vini! Merece estar na galeria do "Conheça o Craque"!


Títulos


Pelo Flamengo:

Taça Guanabara de 2018


Pelo Real Madrid:

Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2018 e 2022

Liga dos Campeões da UEFA de 2021-2022

Supercopa da UEFA de 2022

Campeonato Espanhol de 2019-2020 e 2021-2022

Supercopa da Espanha de 2019-2020 e 2021-2022


Pela Seleção Brasileira

Campeonato Sul-Americano Sub-15 de 2015

Campeonato Sul-Americano Sub-17 de 2017


Principais Prêmios Individuais

Melhor Jogador do Sul-Americano Sub-17

Seleção da Liga dos Campeões da UEFA 201-2022

Seleção do ano da CONMEBOL de 2022

Bola do Ouro da Copa do Mundo de Clubes de 2022

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page