top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Vampeta

O "Conheça o Craque" de hoje traz um excepcional jogador, além de uma figura ímpar que ajudou a promover o futebol brasileiro por muitos anos. Trata-se de Marcos André Batista Santos, o folclórico e grande volante "Vampeta". Nascido em Nazaré das Farinhas em 13 de março de 1974, interior da Bahia, Vampeta ganhou esse apelido nos tempos de jogador do Vitória.

O fato de não possuir os dentes da frente, fez com que seus colegas colocassem esse apelido que é uma mistura de vampiro com capeta. Contemporâneo de grandes jogadores do Leão da Barra como Dida, Paulo Isidoro, Roberto Cavalo, Rodrigo e Alex Alves entre outros, teve seu auge no clube baiano no período de 1993 e 1994.

No final de de 1994 foi para a Holanda onde defendeu o PSV e o VVV-Venio, este último por empréstimo. Voltou ao Brasil em 1996 para defender o Fluminense ainda emprestado. Mas em 1998 foi comprado pelo Corinthians onde teve seu ápice na carreira lhe rendendo inclusive a convocação para a Seleção Brasileira para disputar a Copa de 2002, sagrando-se campeão mundial.

Vestiu várias camisas no Brasil e no exterior. Só no Corinthians passou por 3 vezes. Fluminense, Flamengo, Vitória, Goiás, Juventus, Brasiliense e Grêmio Osasco onde encerrou a carreira em 2011, foram os times brasileiros. PSV, VVV-Venio, Internazionale, e PSG, foram as camisas vestidas por times do exterior.

Sempre polêmico, posou para a revista masculina G-Magazine no auge da carreira e fez questão de dizer que foi por dinheiro. Tinha como característica principal provocar os adversários de maneira sadia promovendo os jogos.

Na volta da seleção Brasileira da Copa de 2002, deu cambalhotas na rampa do Planalto em total estado de embriaguês, causando risos em todos os que estavam presentes, inclusive no Presidente da República na época, Fernando Henrique Cardoso.

No Corinthians, em uma das passagens se envolveu em um atrito entre Marcelinho Carioca, Edilson e Rincon, mesmo sem ter culpa, tendo que se desdobrar para não sobrar pra ele. Boêmio por natureza, jamais negou sua condição de notívago. Porém, dentro de campo era um monstro de jogador. Multi-campeão, desfilou seu talento pelos campos do mundo conquistando títulos e admiradores.

Depois de curta passagem como treinador, hoje é comentarista esportivo sempre derivando para o lado cômico que é sua grande característica. Boa praça é querido no meio do futebol por ex-companheiros de clube e principalmente por seus ex-adversários.

Há pouco tempo comprou o teatro de Nazaré e reformou totalmente para que voltasse a funcionar. Auxilia uma instituição de crianças carentes da cidade e é verdadeiramente idolatrado pela população. Com certeza, Vampeta é um craque e merece estar na galeria de "Conheça o Craque"! Valeu, Vamp!


Títulos:


Pelo Vitória

Campeão Baiano de 2004


Pelo PSV

Eredivise de 1996/97

Johan Cruijff Schaal de 1996 e 1997


Pelo Corinthians

Campeão Mundial de Clubes FIFA de 2000

Campeão Brasileiro de 1998 e 1999

Campeão Paulista de 1999 e 2003

Torneio Rio-São Paulo de 2002

Copa do Brasil de 2002


Pelo Goiás

Campeão Goiano de 2006


Pela Seleção Brasileira

Copa América de 1999

Copa do Mundo de 2002

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page