top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Ray Conniff

O "Conheça o Craque" dessa vez traz um dos maiores, senão o maior maestro, músico e arranjador popular da historia da música. Nascido em 1916, Joseph Raymond Conniff, nosso "Ray Conniff", encantou o mundo com sua orquestra fenomenal e seu coral único.

Filho de pai trombonista e mãe pianista, de Massachusetts, fez um curso por correspondência de teoria musical com apenas um dólar. Muito cedo se apaixonou pela arte de fazer arranjos e comandar grupos. E foi assim que se aprofundou na carreira ao se tornar discípulo da Juilliard School.

Após participar de Big Bands como trombonista e arranjador, passou a escrever arranjos para grandes intérpretes como Johnny Mathis, Johnnie Ray e outros. Em 1955 teve a oportunidade de formar sua própria orquestra impulsionado por Mitch Miller da CBS.

A partir daí e tornou sucesso mundial graças a inovação de sua orquestra . O poder de associar as vozes masculinas a trombones, trompas e saxofones baixo, e as vozes femininas a pistons, clarinetes e saxofones alto de seu maravilhoso coral, tornaram a marca " Ray Conniff e Sua Orquestra" uma marca mundial de sucesso.

O início de tudo foi em 1956 com o lançamento de seu primeiro álbum: "S Wonderful". E a partir daí, jamais deixou de estar presente em todas as paradas de sucesso do mundo até a segunda metade da década de 60. Não havia um baile sequer que não estivesse presente a música de Ray Conniff.

Tocada em todas as rádios, a banda se tronou ícone da música orquestrada. Mesmo com a queda das vendas no final da década de 60, jamais deixou de ser celebridade. Possui uma discografia de 89 álbuns.

Sempre fiel ao seu estilo, fez sua primeira visita ao Brasil no Festival Internacional da Canção. Interpretando " Aquarela do Brasil ", " Besame Mucho " e " Somewhere My Love ", levou o Maracanãzinho ao delírio. E após essa vinda, tornou-se frequente turnês pelo Brasil e pela América latina onde se apaixonou por músicas de Roberto Carlos e Júlio Iglesias gravando várias composições desses artistas.

Lançou também álbuns de trilhas sonoras de filmes como "Titanic", "A Bela e a Fera" e "Superman . Morreu em 2002 na Califórnia após sofrer uma queda na banheira. Deixa uma história rica e única na música universal. Jamais imitado, dono de um estilo único, fez sucesso até quando em fins da década de 70 reduziu seu coral de 24 para 8 componentes sem perder o brilho, a qualidade e a magia. Esse foi "Ray Conniff"! Monstro sagrado da música. Merece estar na galeria do "Conheça o Craque"!


Prêmios:


9 Discos de Ouro

1 Disco de Platina

1 Grammy pela interpretação da música "Somewhere My Love"

70 Milhões de cópias vendidas no Mundo.


34 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page