top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Paulo Autran

"Conheça o Craque" de hoje traz um dos maiores senão o maior ator de nossa história. Trata-se de Paulo Paquet Autran, nosso querido Paulo Autran. Com uma carreira de enormes sucessos no cinema e na TV, foi no teatro que Paulo Autran ficou imortalizado. Com mais de 90 peças encenadas, recebeu o epíteto de "O Rei dos Palcos".

Carioca de nascimento, acabou se tornando paulista de coração pois veio para São Paulo muito cedo. Depois de uma breve passagem por Sorocaba, acabou chegando a capital onde se estabeleceu ao lado da família.

Estudou no Colégio Arquidiocesano e formou-se advogado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco por influência do pai. E até por não se interessar pela profissão, acabou abandonando a carreira de advogado após participar de algumas peças em teatros amadores, e finalmente receber o convite de Guilherme Figueiredo para atuar como profissional na peça ""Um Deus Dormiu lá em Casa no TBC ( Teatro Brasileiro de Comédia). Embora relutasse, foi convencido pela amiga Tônia Carrerro a aceitar.

E a partir daí, acabou se tornando o maior ator de teatro do Brasil. Mas também na TV e no cinema brilhou com seu talento incomparável. Na TV, sempre interpretou personagens marcantes. Desde 1960 sendo Mundinho Falcão em Gabriela, Cravo e Canela, passando por Bruno Baldaracci em Pai Herói, Paco Valdez em Os Imigrantes, Otávio em Guerra dos Sexos (esse o mais marcante), Padre Nélson na minissérie Hilda Furacão, Custódio num dos programas Você Decide e interpretando ele mesmo na minissérie Um Só Coração.

Teve também grandes atuações no cinema, onde estreou em 1952, encerrando sua carreira no cinema em 2007 tendo participado de vinte filmes. Apesar do enorme sucesso com Otávio em Guerra dos Sexos contracenando com Fernanda Montenegro, foi no teatro que consolidou e premiou seu talento incomparável.

Premiadíssimo, trabalhou até 2006 quando encenava O Avarento de Molière e teve a temporada suspensa em razão dos primeiros sinais da gravidade de sua doença que o levaria a morte.

O tratamento de um câncer no pulmão ocasionado por um enfisema pelo excesso de fumo (quatro maços de cigarros por dia) com radioterapia e quimioterapia o afastou da carreira e veio a falecer em outubro de 2007. Foi casado com a atriz Karin Rodrigues por oito anos, embora tenha vivido coma atriz desde 1974.

Grande, enorme Paulo Autran. Faz uma grande falta para os amantes das artes cênicas. Um ator inigualável que merece desfilar na galeria de "Conheça o craque". Valeu, Paulo Autran!

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page