top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Otelo Zeloni

O "Conheça o Craque" de hoje traz um dos grandes nomes do humor brasileiro, embora de nacionalidade italiana. Ottelo Zeloni nasceu em Roma em 1921 e se tornou um brasileiro convicto quando aqui chegou e se estabeleceu. Para isso, sua jornada foi de luta.

Aos 20 anos foi convocado pela Regia Aeronáutica para ser piloto aviador na II Guerra Mundial. Após anos de guerra e dois acidentes, fugiu do front na garupa de uma moto em 1943.

Veio para a América do Sul, em princípio para a Argentina onde permaneceu até 1947. Em meados desse ano chegou ao Brasil. Negociando filmes italianos conheceu muita gente da área do cinema. Porém iniciou sua carreira como radioator.

Sempre com seu sotaque italiano, logo ingressou no Teatro de Revista onde começou a fazer sucesso. Atuava nas companhias de teatro de Carlos Machado e Walter Pinto.

Fez dezenas de filmes e atuou em diversas peças de teatro. Chegou a televisão onde ficou eternizado pelo personagem Pepino de Família Trapo de 1967 a 1971.

Atuou em "Dom Camilo e os cabeludos" e "Zeloni Forno e Fogão", o primeiro programa de culinária apresentado por um homem. Nesse programa fazia comerciais ao vivo. Em 1973 atuava na novela "O Conde Zebra" na TV Tupi no papel de Vitório Testada quando veio a falecer vítima de um tumor cerebral. A novela não teve continuidade.

Humorista por excelência, Zeloni fazia questão de manter o sotaque italiano o que o fazia mais engraçado ainda. Artista fantástico, versátil, atuou em cinema, teatro e televisão com a mesma desenvoltura. Dizia ser mais brasileiro do que muitos nascidos aqui tamanho amor pelo Brasil.

Seu desaparecimento aos 53 anos foi um choque nos meios artísticos e provocou uma grande comoção popular. Zeloni foi acima de tudo um cidadão estrangeiro que sempre respeitou e abraçou o Brasil com todo o carinho. Suas atuações jamais serão esquecidas. Valeu muito, Zeloni! Você merece com todas as honras estar aqui na galeria do "Conheça o Craque". Obrigado, Pepino Trapo!



19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page