Hendrik Johannes Cruijff ou Johan Cruyff foi um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Dotado de uma capacidade incrível de compreensão de jogo, dono de uma velocidade espantosa e possuidor de técnica e habilidade memoráveis, é o jogador mais importante do futebol holandês.
Digo é, porque até hoje é reverenciado e lembrado como um Deus. Iniciou sua carreira profissional em 1964 já no Ajax. De comportamento arredio, segundo alguns em função da perda prematura do pai, não aceitava ordens e constantemente criava atritos com colegas e superiores. Mas já demonstrava um conhecimento de jogo impressionante. Orientava seu time e mesmo com a bola nos pés, continuava a cantar o jogo para os companheiros.
Foi em 1965 que conheceu seu guru, Rinus Michels, com quem formou uma dupla inesquecível. Ambos pensavam futebol de forma idêntica e foi o único treinador que obedeceu ao longo de sua carreira. Essa dupla criou o futebol total que encantou o mundo tanto pelo Ajax, multi campeão, como pela Seleção Holandesa.
Extremamente inteligente, veloz, hábil, no seu auge não tinha marcador. Mesmo com seu temperamento irascível, era respeitado por colegas e superiores. Jogou pelo Ajax até 1973, transferindo-se para o Barcelona. Na Espanha, levou o Barcelona ao título de Campeão Espanhol, que o clube catalão não conquistava há 14 anos. Saiu em 1978 pra jogar nos Estados Unidos Jogou pelo Los Angeles Aztecs em 1979 e pelo Washington Diplomats em 1980 e 81. Voltou a Espanha em final de 1981 para jogar pelo Levante na segunda divisão.
Uma grave contusão fez com que jogasse apenas 10 partidas pelo clube espanhol e retornasse ao Ajax onde ficou até 1983. Acusado de mercenário, se transferiu para o Feyenoord em 1984 e se vingou do antigo clube ganhando o campeonato holandês, título que o Feyenoord não conquistava há 10 anos.
Defendeu a Seleção da Holanda de 1966 a 1977 em 48 jogos marcando 33 gols. Fora os títulos individuais (inúmeros), conquistou oito vezes o campeonato holandês pelo Ajax, cinco Copas dos Países Baixos, três Ligas dos Campeões em sequência, uma Super Copa da UEFA e uma Copa Intercontinental.
Pelo Barcelona, um Campeonato Espanhol e uma Copa del Rey. Pelo Feyenoord um Campeonato Holandês e uma Copa dos Países Baixos. Foi treinador do Ajax e do Barcelona conquistando títulos em ambas as equipes.
Fumante inveterado, contraiu um câncer no pulmão diagnosticado em 2015. Vindo a falecer em 2016. Craque indiscutível, deixa cravado seu nome na história do futebol holandês, europeu e mundial. Grande Cruyff! Gênio!
Commentaires