top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque: Johan Cruyff

Hendrik Johannes Cruijff ou Johan Cruyff foi um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Dotado de uma capacidade incrível de compreensão de jogo, dono de uma velocidade espantosa e possuidor de técnica e habilidade memoráveis, é o jogador mais importante do futebol holandês.

Digo é, porque até hoje é reverenciado e lembrado como um Deus. Iniciou sua carreira profissional em 1964 já no Ajax. De comportamento arredio, segundo alguns em função da perda prematura do pai, não aceitava ordens e constantemente criava atritos com colegas e superiores. Mas já demonstrava um conhecimento de jogo impressionante. Orientava seu time e mesmo com a bola nos pés, continuava a cantar o jogo para os companheiros.

Foi em 1965 que conheceu seu guru, Rinus Michels, com quem formou uma dupla inesquecível. Ambos pensavam futebol de forma idêntica e foi o único treinador que obedeceu ao longo de sua carreira. Essa dupla criou o futebol total que encantou o mundo tanto pelo Ajax, multi campeão, como pela Seleção Holandesa.

Extremamente inteligente, veloz, hábil, no seu auge não tinha marcador. Mesmo com seu temperamento irascível, era respeitado por colegas e superiores. Jogou pelo Ajax até 1973, transferindo-se para o Barcelona. Na Espanha, levou o Barcelona ao título de Campeão Espanhol, que o clube catalão não conquistava há 14 anos. Saiu em 1978 pra jogar nos Estados Unidos Jogou pelo Los Angeles Aztecs em 1979 e pelo Washington Diplomats em 1980 e 81. Voltou a Espanha em final de 1981 para jogar pelo Levante na segunda divisão.

Uma grave contusão fez com que jogasse apenas 10 partidas pelo clube espanhol e retornasse ao Ajax onde ficou até 1983. Acusado de mercenário, se transferiu para o Feyenoord em 1984 e se vingou do antigo clube ganhando o campeonato holandês, título que o Feyenoord não conquistava há 10 anos.

Defendeu a Seleção da Holanda de 1966 a 1977 em 48 jogos marcando 33 gols. Fora os títulos individuais (inúmeros), conquistou oito vezes o campeonato holandês pelo Ajax, cinco Copas dos Países Baixos, três Ligas dos Campeões em sequência, uma Super Copa da UEFA e uma Copa Intercontinental.

Pelo Barcelona, um Campeonato Espanhol e uma Copa del Rey. Pelo Feyenoord um Campeonato Holandês e uma Copa dos Países Baixos. Foi treinador do Ajax e do Barcelona conquistando títulos em ambas as equipes.

Fumante inveterado, contraiu um câncer no pulmão diagnosticado em 2015. Vindo a falecer em 2016. Craque indiscutível, deixa cravado seu nome na história do futebol holandês, europeu e mundial. Grande Cruyff! Gênio!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


bottom of page