top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Golias

"Ô Cride, fala pra mãe ..." . O "Conheça o Craque" passa, a partir de hoje, a abranger não só o craque no futebol ou no esporte, mas sim em outras áreas onde tenha se destacado. E essa nova fase está sendo inaugurada com um dos maiores comediantes de nossa história. José Ronald Golias, o Golias, o Bronco foi um cracaço no humor.

Natural de São Carlos, Golias também atuou com papéis sérios. Porém, foi no humor onde se sentiu em casa. Chegou a São Paulo em 1940 com 11 anos. Trabalhou como funileiro e alfaiate e fez parte da equipe de Acqua Loucos do Clube de Regatas Tietê. E foi ele quem criou os diálogos para as apresentações do grupo.

Sua performance chamou a atenção de diretores da Rádio Cultura que o convidou para participar do programa "Calouros em Cena". Daí, a carreira decolou. Na década de 50, integrou o elenco da Rádio Nacional onde conheceu Manuel da Nóbrega que em 1957 o convidou para fazer parte do elenco da Praça da Alegria pela TV Paulista na época.

Com o enorme sucesso do personagem Pacífico, autor da frase de abertura desse Conheça o Craque, foi convidado por Herbert Richers a entrar para o cinema.

Teve muita dificuldade para conciliar a TV com o cinema. Mas conseguiu sucesso em ambos. O maior trabalho de sua carreira, sem dúvida foi Carlo Bronco Dinossauro, o cunhado de Otelo Zeloni, na Família Trapo.

Esse programa fez um sucesso gigantesco e rendeu a Golias após o seu término, a sequência do personagem Bronco em programas por diversas emissoras com títulos diferentes, mas sempre com títulos diferentes: Bronco Total e Superbronco.

Em abril de 2004 Golias implantou o marcapasso e no mês seguinte foi diagnosticado com um coágulo no cérebro. Ainda assim, continuou seu trabalho na "Praça é Nossa" até setembro de 2005 quando foi internado com infecção pulmonar e veio a falecer.

Recebeu diversas homenagens. Em São Carlos, tem a Praça Ronald Golias e o Memorial casa Ronald Golias na Rua Geminiano Costa 401, onde Golias nasceu.

Em Serra Negra, existe uma estátua em bronze do tamanho natural do humorista sentado num banco defronte a Prefeitura. Golias foi um gigante do humor brasileiro. Um cara sensacional que tive a oportunidade de conhecer. E garanto a vocês que na vida real é o mesmo Pacífico, o mesmo Bronco com piadas caretas e gestos engraçados.

Um cara que amava a vida e viveu sempre de bem com ela. Salve Golias ! Esse foi "Craque"!


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page