top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o craque - Clay Regazzoni

Gianclaudio Giuseppe Regazzoni ou Clay Regazzoni, foi um dos mais competitivos pilotos de F1 da história. Nascido na Suíça, na fronteira com a Itália, adotou o país da "Bota" como seu país e foi amado pelos tifosi Ferrari. O torcedor da escuderia do "Cavalo Rompante" não esquecem de suas manobras, de seu arrojo que por vezes despertava até um sinal de deslealdade. Porém, quem o conhecia sabia que se tratava de um "gentleman", simpático, cordial e um dos pilotos mais queridos no circo da F1.

Apear de ter pilotado carros da BRM, Ensign, Shadow, Albilad-Saudia e Unipart, seus maiores momentos foram no cockpit das Ferrari. Sua primeira provas foi o GP da Holanda em 1970 e sua primeira vitória, para delírio dos tifosi foi no GP da Itália no mesmo ano em Monza.

Pilotando pela Ensign em 1980, sofreu um acidente em Long Beach no GP dos Estados Unidos que o deixou paralisado da cintura para baixo. Antes disso, em 1973 em outro acidente desta vez em Kyalami na África do Sul, quando sua BRM se incendiou e o piloto foi salvo por Mike Hailwood que queimou gravemente as mãos e os pés para salvar Clay.

Depois do acidente que o paralisou, passou a lutar pelos portadores de deficiência física para que tenham igualdade de oportunidades, além de competir com carros históricos, sua grande paixão.

Clay Regazzoni faleceu em dezembro de 2006 quando seu veículo colidiu com um caminhão na região Oeste de Parma. Seu arrojo e coragem nas pistas lhe brindaram com milhões de fãs que choraram sua morte com várias homenagens.

Sem dúvida, Clay Regazzoni foi um craque das pistas e merece essa homenagem. O "Conheça o Craque" dessa vez visitou as pistas das décadas de 70 e 80 com "Rega", o veloz e audacioso Clay Regazzoni!

Ficha técnica

GPs disputados: 139 (132 largadas)

Vitórias : 5

Pódios : 28

Pontos : 209

Pole Positions : 5

Voltas mais rápidas : 15

Primeira Vitória : GP da Itália em Monza 1970

Última Vitória : GP da Grã-Bretanha de 1979

Último GP : Oeste dos estados Unidos em 1980

20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page