top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Conheça o Craque - César Maluco

Amigo do esporte, o "Conheça o Craque" traz um dos mais polêmicos jogadores do Brasil. Idolatrado por muitos e odiado por muitos também, deixou seu nome gravado na história do futebol brasileiro e, principalmente, na história gloriosa da S.E. Palmeiras.

Trata-se de César Augusto da Silva Lemos, nosso "César Maluco". Nascido em Niterói, César iniciou a carreira nas categorias de base do Flamengo, tornando-se profissional no rubro-negro em 1965. Como curiosidade seus dois irmãos, Caio cambalhota e Luizinho Lemos também defenderam o Flamengo.


Em 1967 foi emprestado ao Palmeiras e em 37 jogos marcou 8 gols. Voltou ao Flamengo em 1968 e no mesmo ano foi definitivamente cedido ao Palmeiras onde solidificou sua carreira.

De 1968 a 1975 marcou 182 gols com a camisa do Verdão, se tornando o segundo maior artilheiro da história do Palmeiras. Irreverente, ganhou esse apelido por sua maneira nada convencional de comemorar gols na época, apelido criado por Geraldo José de Almeida e que mais tarde César admitiria não gostar. Centroavante rompedor, de área, criava confusão na mesma proporção em que fazia gols.

Fez parte de uma das "Academias" do palmeiras sendo fundamental nas conquistas do time no período em que defendeu o Verdão. Além de Flamengo e Palmeiras, César maluco defendeu outros clubes com passagens discretas.

Corinthians, Santos, Fluminense, Botafogo de Ribeirão Preto, Rio Negro, Universidad de Chile e Aris Salônica fizeram parte da galeria de times na carreira desse goleador. Porém, a notoriedade foi conquistada ao longo dos 8 anos que defendeu o Palestra.


Pela Seleção Brasileira atuou por 13 jogos anotando um único gol. Fez parte da Seleção da Copa de 1974. E foi nessa Copa que protagonizou uma de sua maluquices, senão a maior delas. A delegação do Zaire descia pela escada rolante do estádio para o jogo, quando César inverteu o comando da escada que passou a subir e criar uma enorme confusão na delegação africana.

Num tempo em que se jogava muito menos, César anotou exatos 200 gols na carreir , sendo 182 só no Palmeiras. Centroavante temido pelos adversários, César tornou-se um dos maiores jogadores da história do Palmeiras, sendo o único artilheiro do Verdão em Campeonatos Brasileiros ao anotar 15 gols no Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967.


Decisivo nas conquistas da "Academia" que participou, César Maluco é um ídolo lembrado e festejado até hoje pelos torcedores. Pode não ter sido craque, mas merece ser reverenciado como tal por sua influência na história do Palmeiras! Valeu, "Maluco"!

Títulos


Pelo Flamengo

  • Campeão Carioca de 1965

Pelo Palmeiras

  • Campeão Brasileiro de 1967( Robertão ), 1969, 1972 e 1973

  • Taça Brasil de 1967

  • Campeão paulista de 1972 e 1974

  • Troféu Ramon de Carranza de 1969 e 1974

Artilharia

  • Campeonato Paulista de 1971 ( 18 gols )

  • Campeonato Brasileiro de 1967 ( 15 gols )

24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page