top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Para relembrar - Vila Sésamo

Baseado no programa norte-americano infantil "Sesame Street", José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) e Cláudio Petraglia criaram em 1972 o programa infantil que teve a maior audiência da história da TV brasileira no gênero: "Vila Sésamo".

Sucesso absoluto, o programa tinha um conteúdo extremamente educativo com vários bonecos sendo personagens cativantes e sempre mostrando o lado educacional. Como havia interesse mútuo entre TV Cultura e TV Globo em transmitir o programa, e os criadores eram dessas emissoras (Boni da Globo e Petraglia da Cultura), Vila Sésamo foi transmitido simultaneamente pelas emissoras até 1974.

A partir daí até 1977 quando se encerrou por motivo de não renovação da licença da detentora dos direitos, a norte-americana "Children's Television Workshop", e também pelo alto custo de produção passou a ser exibido somente pela Rede Globo.

A história se passava numa vila onde adultos, crianças e bonecos conviviam alegremente. Cada quadro trazia noções educativas para as crianças de uma maneira dinâmica e atraente. Em cada um deles era abordado um tema com relação a cores, números, letras, higiene, tudo o que pudesse orientar e educar as crianças.

Embora já tenha se passado tanto tempo (mais de 40 anos), até hoje seus personagens são lembrados com muita saudade. Garibaldo, Ênio, Beto, Funga-Funga, Come-Come, Bidu e tantos outros encantavam e educavam as manhãs e tardes das crianças (o programa era exibido às 10:45 e às 16 horas).

Com atores fantásticos como Armando Bogus, Aracy Balabanian, Sônia Braga, Laerte Morrone, Flávio Galvão, Paulo José, o programa faz parte de uma galeria de produções inesquecíveis.

Pra você curtir bastante, mostramos dois vídeos excepcionalmente. Um deles é a apresentação com o tema composto por Marcos e Paulo Sérgio Valle, bem adequado e como sempre inteligente da dupla. O outro é um quadro protagonizado por Ênio e Beto com muito humor, mas que ensina como se deve repartir as coisas. Genial, fantástico, o programa "Vila Sésamo" merece que esteja aqui no "Para Relembrar"!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Para relembrar - Comerciais da Varig e VASP

"Para Relembrar" traz dois comerciais marcantes de nossa propaganda. Relembrando os bons tempos de nossa criatividade, voltamos aos anos 80 onde duas companhias aéreas reinavam no Brasil. VARIG e VASP

Comments


bottom of page