"A Praça da Alegria" surgiu em 1956, uma criação de Manuel da Nóbrega. Fazia um senhor que se sentava num banco de praça e conversava com várias pessoas. Inspirou-se numa viagem que fez a Argentina quando, da janela do quarto do hotel em que estava hospedado, via um senhor sentado na praça defronte conversando com várias pessoas.
Originalmente foi apresentada na TV Paulista Canal 5 (hoje Rede Globo) de 1956 a 1957. Logo depois foi para a TV Rio permanecendo de 1958 a 1962. Posteriormente foi exibida na TV Record Canal 7 de 1963 a 1970 permanecendo no ar por 14 anos ininterruptamente.
Pela Praça, desfilaram grandes personagens, grandes caracterizações de artistas renomados de nosso humor. Depois da morte de Manuel da Nóbrega, a Rede Globo resolveu homenageá-lo criando uma nova Praça com Miele. A atração ficou pro um ano no ar (de 1977 a 1978).
Em 1987 o programa foi remontado na Rede Bandeirantes com o título de "Praça Brasil" apresentado pelo filho de Manuel da Nóbrega, Carlos Alberto de Nóbrega. Após somente quatro episódios, o programa se transferiu para o SBT com o título de "A Praça é Nossa" onde é exibido até hoje.
Vale a pena rever uma cena com a velha surda interpretada por Rony Rios. Impagável. Não deixe de ver!
Alguns personagens que desfilaram pelas diversas versões do programa:
Bronco/Pacífico : Ronald Golias
Catifunda : Zilda Cardoso
Mendigo : Borges de Barros
Garoto de Itu : Simplício
Velha Surda : Rony Rios
Americana : Kate Lira
Rupi : Canarinho
Zé Pinguinha : Homem de Melo
Alemão : Jô Soares
Didi : Renato Aragão
Dedé : Dedé Santana
Mussum : Mussum
Garçom Moranguinho : Zacarias
Sargento Pincel/Beto : Roberto Guilherme
Comentarios