top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Para relembrar - 80 anos de Pelé

Hoje é um dia especial pra quem ama o futebol. O "Gasolina" completa 80 anos. O Gasolina que nasceu Édson, neguinho arisco que ganhou o apelido no Exército. O Gasolina que nem sonhava ser o que foi. E é. O Gasolina que virou "Pelé". O Pelé que virou "Rei". Pois é! O Gasolina virou "Rei". De Três Corações para o mundo. O maior de todos os tempos. O Atleta do Século 20. O Rei do Futebol.

Que privilégio ver Pelé em ação. Pacaembu, Morumbi, Vila Belmiro, até o Maracanã. Ver Pelé jogar ao vivo, in loco, foi algo que não se pode definir. Minha retina ainda grava seus passos, seus dribles, seus chutes, suas cabeçadas, sua ginga, sua malícia, seu soco no ar.

Ah! Esse soco que me fez sofrer muitas vezes. Mas que não tinha como não admirar, como não sonhar, como não vibrar, como não sorrir, por incrível que possa parecer.

Toda vez que aquele "Raio Negro" partia pra cima dos adversários destruindo, arrasando, aniquilando qualquer tentativa de obstrução, meu coração batia mais forte. Era arte pura. Era inteligência. Era genialidade. Era surpresa. Era gol!

Nossa Pelé! Se vc pudesse mensurar quantas alegrias, quanta emoção você nos proporcionou... Você pode ter ideia. Mas exatamente, você não imagina. Você parou guerra. Você fez o Brasil ser conhecido no Mundo todo. Você nos tornou o "País do Futebol"!

Você foi grande, imenso, gigante, meu rei. Lenda viva do esporte mundial. Você foi Gasolina. Você foi Édson. E hoje e sempre será Pelé. Para mim, você é "eterno". Que Deus lhe proporcione muitos anos ainda.

E aquele que acha Messi, Cristiano Ronaldo, o outro qualquer melhor do que Pelé com a desculpa de que "dos que eu vi jogar", é só acessar a internet (hoje é muito fácil) e vai ver o que esse gigante de ébano fazia com a bola.

E se ainda insistir na idéia de que esses medíocres são melhores, vou ser obrigado a copiar uma frase do não menos gênio Dorival Caimy: "Bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé"! Salve Édson! Salve Gasolina! Salve Pelé!

26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page