Amigo do esporte,
nesse final de semana tem início o mais disputado campeonato nacional do mundo. Não é o mais bonito, o mais importante. Longe disso. Mas sem dúvida, o mais disputado do mundo. Apesar de termos reduzido o número de postulantes ao título, ainda é um campeonato disputadíssimo.
Se antes tínhamos dez, doze equipes que entravam brigando pelo título, hoje esse número está muito restrito. Tudo o que digo aqui reflete somente minha opinião. Num primeiro escalão, temos Flamengo, São Paulo e Palmeiras (ainda que tenha caído muito de produção ultimamente), equipes de grande estrutura, bons elencos e com uma camisa muito forte.
Num segundo plano estão Atlético MG, Grêmio e Inter, equipes fortes fisicamente, camisa pesada mas com elenco de menor qualidade e quantidade. E paramos por aí. Os demais, salvo uma surpresa enorme, algo inesperado não passarão de figurantes.
Isso sem contar que alguns times considerados grandes, com o futebol que vem apresentando, vão entrar para não cair, casos de Corinthians e Santos. Claro que tudo são suposições. O futebol surpreende, é mágico por isso. Mas tudo indica que teremos esse cenário na série A.
Já na série B, o equilíbrio é muito maior. Além de Cruzeiro, Vasco da Gama e Botafogo, times frequentadores assíduos da série A, outras equipes que tem histórico de série A também surgem como candidatas ao acesso em potencial. Avaí, Coritiba, Goiás, e Vitória são equipes que participam via de regra da série A. Além desses, Náutico, CRB, CSA e Sampaio Corrêa são equipes que merecem atenção.
Algumas delas lutaram até as últimas rodadas na temporada passada pelo acesso. E o que dizer de Ponte Preta e Guarani? Na teoria e pelo retrospecto, não há muito o que se esperar de nossos times. Elencos reduzidos e limitados, administrações desastrosas, falta de estrutura, falta de dinheiro, tudo conspira para que tenham uma campanha de manutenção na série B. Claro que o imponderável existe no futebol. Nélson Rodrigues do alto de sua genialidade, tricolor carioca ferrenho criou o "Sobrenatural de Almeida" para justificar situações incomuns que ocorriam com seu Fluminense.
Pois torçamos para que esse personagem aporte em nossos clubes e que tenhamos uma campanha honrosa de ambos. Até mais!
Comments