top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Vai começar o show!

Amigo(a) do esporte, a bola começou a rolar pelos campos do Brasil. Com exceção da série D que começa em setembro, as demais séries tem início nesse final de semana. Aliás, a série B começou ontem. É emoção pra todo lado.

Na série A, já foi o tempo em que podíamos apontar nove, dez, onze favoritos ao título. Hoje, se tivermos quatro postulantes a taça é muito. Antes, os grandes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul entravam na competição fortes e com plenas condições de disputar o título. Hoje, na verdade, apenas Flamengo, Palmeiras e Grêmio podem ser apontados como favoritos. O Internacional e o São Paulo correm por fora. Algumas camisas podem surpreender, casos de Corinthians e Atlético Mineiro. E outros podem ser a grande zebra, casos de Athlético Paranaense, Bahia e Brag ntino.

Os demais, serão competidores figurantes que brigarão por Sul-americana e para a permanência na elite de nosso futebol. Lamentavelmente o nível do nosso futebol caiu demais. E o que mais me entristece, é saber que hoje os times entram no Campeonato Brasileiro buscando primeiro uma vaga na Copa Libertadores, depois o título. É uma pena. Talvez por isso nosso futebol anda tão em baixa.

E na série B, parece haver mais equilíbrio. Por ser um campeonato onde a força supera a técnica, existe uma paridade muito grande. América MG, Avaí, Cruzeiro, Figueirense, Juventude, Paraná e Vitória são camisas que frequentam constantemente a série A do Brasileiro. Cuiabá e Operário fizeram boas campanhas no ano passado. Os demais deverão lutar para permanecer na série B. Deixei Guarani e Ponte Preta para o final de forma proposital.

Creio que prevendo o cenário acima, tanto Ponte Preta quanto Guarani terão obstáculos consideráveis. Tanto um como outro reforçaram seus elencos. O Guarani terminou o Paulistão em baixa depois de um começo empolgante. Já a Ponte Preta começou muito mal chegando até a correr risco de rebaixamento. Após a paralisação do Campeonato voltou forte, chegou a semi-final do Paulista e, ao contrário do Guarani, inicia a série B com expectativa alta.

A pergunta que fica: qual a Ponte Preta que veremos na série B? A do início do Paulistão ou a do final? E o Guarani? Qual será o Bugre na série B? O do início do Paulistão ou o do final? Seja qual for o comportamento das equipes, terão que mostrar um futebol convincente se quiserem o acesso.

Tenho comigo que, apesar dos problemas, o Cruzeiro vai voltar a série A em 2021. Portanto, restam três vagas para pelo menos oito times. Isso sem falar nas surpresas. Portanto, abram os olhos, Ponte e Guarani. A ordem é começar com o pé direito. Manter a regularidade será fundamental para o sucesso num campeonato duro e disputado como esse. Boa sorte!Até mais!

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page