top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Vai começar a temporada 2021

Amigo do esporte,


é isso mesmo! A temporada 2020 terminou ontem, mas amanhã já começa a temporada 2021. A pandemia trouxe mais problemas ainda para o já calendário apertado brasileiro. Os campeonatos regionais se iniciam e fica sempre aquela pergunta: vale a pena continuar com regionais?

A grande verdade é que, embora tenha perdido o brilho de outrora, ainda traz um pouco do romantismo, do tempo em que a rivalidade era mais acentuada, mais doméstica. Hoje em dia ela já ultrapassou fronteiras.

Existem rivalidades interestaduais e até internacionais. Mas voltando aos regionais, o Campeonato Paulista continua sendo o mais difícil do país. Muito embora a falta de dinheiro impere principalmente nos chamados grandes (exceção do Palmeiras), o Paulistão é muito disputado. É comum um time do interior eliminar um grande. E a expectativa maior fica por conta dos times médios e pequenos. Esses vêem nesse campeonato a real possibilidade de conquista.

Acontece que os chamados "grandes" não dão muita importância para o Paulistão até a "página 2". A partir do momento em que se classificam para fases subsequentes, cresce o olho na conquista do título. E as coisas acabam se complicando para os demais. O simples fato de chegar a uma classificação para a fase de mata-mata já é sinônimo de boa campanha para os pequenos. Os médios costumam ir um pouco mais longe.

Mas a medida que o tempo vai passando o futebol vai se profissionalizando cada vez mais. E consequentemente vai ficando cada vez mais difícil para o médio e o pequeno chegar ao título. Inter de Limeira, Bragantino, São Caetano e Ituano conseguiram o título em outra época. Hoje em dia é preciso dinheiro, organização, estrutura par a se chegar ao título. E dificilmente um desses times tem o trio completo. Seria muito bom se isso acontecesse.

Um time do interior levantar o caneco seria importante para o nosso futebol. Talvez fosse o remédio para tanta soberba dos grandes que se contentam com vitórias domésticas e às vezes nem conseguem essas conquistas. Repito aqui que o Palmeiras atualmente é a exceção.

Com muito dinheiro, conseguiu ganhar a Libertadores, embora tenha ido muito mal no Mundial, e ainda pode conquistar a Copa do Brasil. Os demais, estão muito longe de atingir um nível satisfatório de competição. Talvez esse seja o Paulistão que apresente mais chances de se quebrar essa escrita dos últimos tempos.

Santos, São Paulo e Corinthians estão passando o pires, falta dinheiro e seus times são limitados. Portanto uma ótima oportunidade de termos pelo menos um médio ou pequeno na final. Quem sabe? Fica a torcida! Até mais!

24 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page