top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Um Paulistão Mais atraente

Amigo do esporte,


até a década de 70 e início da década de 80, o Campeonato Paulista tinha um valor gigantesco. Os times se empenhavam em conquistar aquele que era considerado o campeonato mais tradicional. O "Trio de Ferro" ao lado do Santos eram donos da hegemonia do Paulistão. Os tempos eram outros. O calendário permitia que se fizesse um campeonato atraente com turno e returno. Às vezes tinha até finais em dois jogos ou três entre o campeão do primeiro e o campeão do segundo turnos. E empolgava. Porque o time perdia o jogo do primeiro turno, mas tinha o segundo para a desforra. Foram campeonatos verdadeiramente emocionantes.

O interior era fortíssimo. Guarani e Ponte Preta eram grandes destaques. Era muito difícil arrancar pontos desses times em Campinas. Outras equipes que eram fortes e revelavam grandes jogadores não tinham dificuldades financeiras. Primeiro porque vendiam jogadores e depois seus estádios lotavam com a presença dos chamados "grandes". Tudo mudou.

Com o acúmulo de competições, a chegada da televisão e dos interesses comerciais, a presença de empresários e más e obscuras administrações dos clubes e entidades que comandam nosso futebol, especificamente da FPF, tornaram o Paulistão num torneio quase sem graça, salvo pela rivalidade que ainda existe e é muito forte entre os clubes mais tradicionais.

Os grandes clássicos aliados ao "Derbi Campineiro" ainda causam "frisson" nos torcedores. Talvez se tivéssemos um calendário mais racional, um regulamento mais adequado e quem sabe tivéssemos um Paulistão mais emocionante. Um campeonato com dois grupos de oito jogando entre si no mesmo grupo teríamos 14 rodadas.

Os dois primeiros de cada grupo disputam as semi-finais e consequentemente a final os ganhadores. Aposto que haveria muito mais emoção. Com o mesmo número de rodadas, mas com muito mais coerência. Gostaria que houvesse uma mudança nesse regulamento injusto e absurdo. Afinal, o clube não pode jogar contra os clubes de seu grupo. Que absurdo! Vamos torcer para que nossos dirigentes se imbuam de bom senso e honestidade para que o Paulistão volte a ser um campeonato atraente e emocionante como antes. Mesmo com esse bando de pés-de-rato que atuam em nossos campos! Até mais!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page