top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Tua estrela solitária te conduz

Amigo do esporte, nunca escondi o clube para o qual torço. E quando falo "torço", é porque minha torcida é única. Nunca fui de torcer contra rival, contra adversário, nunca fui adepto do famoso "secar".

Claro que por ter minha preferência, apesar de não torcer para mais ninguém, não vou mentir a ponto de dizer que não fico feliz quando um adversário perde. Mas isso não vem ao caso aqui. Apesar de torcida única, tenho, sim, simpatia por alguns clubes.

Com a globalização, assistimos jogos de todas as partes do mundo. Porém, antes disso já tinha simpatia por alguns times da Europa e América do Sul. Real Madrid, Milan, Schalke-04, Saint Etiénne são alguns deles.

E no Brasil não podia ser diferente. Por exemplo, o Bangu Campeão Carioca de 1966 me encantou. Não esqueço do desespero de Almir correndo atrás dos jogadores do Bangu.

O América do Rio é outro time que me é extremamente simpático por ter um passado lindo de grandes craques. E é falando no passado que eu quero expressar minha revolta com o que fizeram com o Botafogo.

Aprendi a gostar do Botafogo primeiro pelo uniforme. A camisa listrada em preto e branco com o escudo de uma estrela de cinco pontas, o calção negro e a meia cinza, depois e o principal, pelo número de craques fantásticos que desfilaram com a camisa do "Glorioso".

Quem ama o futebol e viveu minha época, não tem como não ter simpatia pela Estrela Solitária. De um time temido e respeitado dentro e fora do Brasil, fizeram do Botafogo motivo de chacota e gozações contundentes.

Desde o "Rei do Rebaixamento" até "Só tem torcedor de mais de 80 anos", a humilhação não para. Que triste. Confesso que estou muito triste, chateado como poucas vezes estive por causa do futebol.

Quem viu o Botafogo que eu vi e vê hoje, não pode se conformar com o que fizeram com esse clube tão querido e respeitado. Seu torcedor não merece isso. A entidade não merece isso. A instituição não merece isso. O Botafogo Futebol e Regatas não merece isso.

Parabéns, sr. Nelson Mufarrej. Parabéns por fazer do "Glorioso" motivo de piada e desdém do brasileiro. Diretoria incompetente que não soube montar um time para, pelo menos se manter na elite do futebol.

Um bando de jogadores sem "pedigree" pra vestir uma camisa tão pesada, tão amada por seus torcedores. Repito, poucas vezes fiquei tão triste com as coisa do futebol como esse doído rebaixamento do alvinegro. Mas tenho certeza que o "Fogão" dará a volta por cima. Um clube com a história que tem, não vai ser vencido pela incompetência nunca.

Você vai voltar, "Glorioso". Tenho certeza disso. E vai voltar mais forte. Como diz o hino: "Tu és o Glorioso, não podes perder, perder pra ninguém", para ninguém que não tenha competência pra te comandar.

Você é maior que tudo isso. Tradições aos milhões tens também. Camisa de envergar varal. Torço por sua volta por cima. Sei que isso vai acontecer. "Na estrada dos louros, um faixo de luz, tua estrela solitária te conduz ". Ela nunca vai te abandonar. Podes ter certeza! Até mais!

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page