top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Sinal dos Tempos

Amigo do esporte,


ao longo do tempo em que acompanho futebol, já vi diversos modelos de disputa de Copa do Mundo. O primeiro que vivenciei tinha 16 seleções divididas em 4 grupos de 4. As seleções jogavam entre si no grupo e as duas melhores classificadas passavam de fase. Essa fase de grupos era chamada de oitavas-de-final. As seleções classificadas passavam para a fase de quartas-de-final. Aí, se obedecia o chaveamento para a classificação às semifinais. E sob o mesmo critério se disputavam as semifinais para se chegar a final. Ao todo as seleções que chegassem às finais faziam 6 jogos.

Na Copa de 1982, o número de seleções passou para 24 divididas em 6 grupos de 4 seleções. Na primeira fase jogavam entre si no grupo. As duas melhores passavam para uma fase em que pelos critérios formavam um grupo de 3 seleções que se enfrentavam também entre si. Somente as campeãs desse grupo passavam para as semifinais e daí as vencedoras disputavam o título. Cada seleção para chegar a final fazia 7 jogos.

Já em 1998 e até a Copa de 2022 o número de seleções aumentou para 32. Formada por 8 grupos de 4 seleções, as duas melhores de cada grupo passavam para as oitavas-de-final, onde pelos critérios tinha o confronto direto. A seleção vencedora passava para as quartas-de-final e assim sucessivamente até a semifinal e final. Cada seleção para chegar a final fazia 7 jogos.

Agora, a partir de 2026, a Copa terá 48 seleções participantes. Ou seja, desde que acompanho a Copa (em 1958 me lembro da festa pela conquista do Brasil) o número de participantes triplicou. Vejo isso com muita tristeza. O inchaço dessa competição tirou a qualidade e até um pouco da emoção. Se antes a coisa se resolvia rapidamente, hoje ela se arrasta por mais de mês. Sem contar que o nível das primeiras fases é de baixíssima qualidade.

Tudo pelo dinheiro. Tudo pelo voto. O interesse pelo futebol pouco importa. Três países sede pela primeira vez, tudo para que a FIFA fique de bem com as federações para votos futuros. Que pecado. O futebol hoje na Copa fica em segundo plano. Sinal dos tempos! Infelizmente! Até mais!

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page