top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Sem surpresas

Amigo do esporte, 


após o término das competições mais importantes envolvendo os continentes depois da Copa do Mundo, podemos dizer que deu o que tinha que dar.

De forma simultânea, a Eurocopa e a Copa América terminaram com vitória dos favoritos. Na Eurocopa, a Espanha com uma renovação importante dentro de campo e com planejamento correto acabou confirmando o que dela se esperava. Apesar de enfrentar adversários tradicionais, de camisa pesada como Inglaterra, Alemanha e França, conquistou de forma invicta e só com vitórias uma Eurocopa que não foi lá tão atraente. Com um trabalho importante de base, com jogadores novos e com o treinador que dirigiu a base da Espanha antes de chegar ao time principal, a "Fúria” não teve adversários. Que sirva de exemplo para as demais seleções o trabalho feito pelos espanhóis.

Agora na Copa América que reúne seleções dos 3 continentes americanos, venceu quem encarou a competição com mais seriedade como sempre. O bi-campeonato da Argentina premiou a seleção que mais se entregou, mais se dedicou, embora não apresentasse o futebol mais vistoso. Mas foi a equipe que competiu mais.

Contando com um monstro ainda que sem muito brilho (Messi), mas com uma liderança incontestável, a Argentina chegou a conquista porque para eles cada jogo é uma guerra. E eles se preparam para a guerra como ninguém nas Américas.

A Colômbia mostrou um futebol mais bonito. Com grandes jogadores, alguns militando em clubes do Brasil, chegou a final merecidamente. Mas não teve força para encarar os hermanos. Apesar do futebol mais bem jogado, numa final não é só isso que prevalece.

Por fim, mais um vexame de “seleçãozinha". Foi a passeio, fez um a campanha pífia e volta pra casa mais uma vez decepcionando o torcedor, que na verdade nem liga mais. Alguns tentam isentar os jogadores, jogando a culpa nos dirigentes. Concordo que a podridão que se instalou na CBF é algo que precisa ser depurado. Corrupção, jogo de interesses, politicagem, enfim, tudo de ruim. Mas não consigo isentar de culpa esses mimadinhos mercenários pseudo craques que tem tudo na mão, se hospedam nos mais luxuosos hotéis, comem do bom e do melhor, tem toda estrutura, mas fazem das competições um veraneio.

Sem compromisso nenhum, dão mostra de que estão defendo o Brasil por obrigação. Pois é! Enquanto isso, vamos colecionando fracassos e vexames. Até quando eu não sei. Mas quero exaltar o espírito de patriotismo da Argentina e a qualidade do futebol da Espanha. Só nos resta aplaudir! Até mais!

24 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire


Fabio Campioni
Fabio Campioni
29 juil.

Caro Jota... Na minha opinião, Eurocopa, para os europeus, é mais importante que Copa do Mundo ou, até mesmo valor.... Já Copa América, creio, que não deveria ser disputada simultânea com Eurocopa e sim no ano subsequente, pois a Eurocopa ofusca, onde tem mais penetração na mídia, sendo que, atletas convocados, dão mais preferências ao gozo das férias.... Nos carece de melhores dirigentes no futebol Sul Americano..

J'aime
bottom of page