Amigo(a) do esporte, já disse em outras oportunidades o quanto o futebol ficou chato. A preliminar era um atrativo maravilhoso. Dali saíram grandes jogadores, craques. Quantos torcedores não chegavam mais cedo só pra ver a preliminar. Eu estava nesse meio. Adorava ver os garotos mostrando um futebol de gente grande. Acabaram com esse entretenimento sob a alegação de estragar o gramado. Os times entravam em campo separadamente. Enquanto o anfitrião era recebido com fogos, papel picado, batuque, bandeiras, o visitante recebia uma vaia ensurdecedora. Pois acabaram com tudo isso.
Os times entram juntos, sem fogos, sem batuque, sem bandeiras. Antes se xingava a vontade. Sabia-se que aqueles xingamentos eram simplesmente uma maneira de extravasar. Não havia ali, nenhum sentido de ofender moralmente, de mostrar qualquer preconceito. Era espontâneo. Pasmem! Era inocente. Era xingar por xingar. Sem outras intenções. Também proibiram. Agora você vai ao jogo e tem que pensar muito antes de xingar. Absurdo, né?
Mas se tudo isso já deixou o jogo da bola chato, insuportável, o que dizer dos jogadores? Todos bem arrumadinhos, cabelinhos, chuteirinhas, fones de ouvido, achando que são os reis da cocada. Pobres! O que esses infelizes ganharam até hoje? Nossa! Como sinto falta daquele jogador raiz.
Como adorava quando César Maluco entrava em campo com aquele cabelo todo desarrumado, fazia gol e corria pra torcida, subia no alambrado, contava vitória antes do jogo. Serginho Chulapa arrumando confusão dentro e fora do campo, sem medo de ninguém, apanhando e batendo. Depois do jogo era só amizade, só companheirismo.
Como gostava de Edmundo com suas danças no campo provocando os adversários. E Romário irreverente, sempre peitando os zagueiros grandões. E Vampeta com suas frases de efeito antes dos jogos, diminuindo no bom sentido os adversários. Edilson com suas embaixadinhas.
Tudo isso acabou em nome do politicamente correto. Os "Bad Boys" não existem mais. E a grande culpada disso tudo é a televisão. Se antes a cobertura de um jogo tinha três câmeras, hoje são dez, quinze. Se antes tínhamos alguns empurrões, algumas cotoveladas, até troca de socos, xingamentos, hoje nada disso acontece.
O medo de ser flagrado por uma câmera e sofrer punição, fez do jogador de futebol um babaca. Lamentável. Sou saudosista, sim. E quero os "Bad Boys" de volta. Pro bem do futebol! Até mais!
Comments