top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Qual a melhor Seleção Brasileira?

Amigo do esporte,


a grande maioria dos torcedores e militantes da crônica esportiva brasileira comparam as Seleções de 70 e de 82 tentando definir qual a melhor. Apesar de não ter tido a felicidade de conquistar o Mundial, a Seleção de 82 é cantada em verso e prosa e para muita gente foi a melhor de todas as Seleções Brasileiras.

Talvez se tivesse conquistado a Copa não seria tão lembrada e tão reverenciada. A derrota doída para a Itália transformou essa Seleção em vítima eterna e deixou para sempre a certeza de que passando pela Itália seria campeã.

De 1982 para cá, apesar de duas conquistas de Mundial não houve Seleção que pudesse ser comparada a essas duas. A de 94 foi pragmática com Carlos Alberto Parreira. Bebeto e Romário praticamente asseguraram o título.

A de 2002 tinha a família Scolari. Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo foram os pilares da conquista. Nenhuma delas reuniu tantos craques como as duas citadas. Mas eu quero voltar no tempo.

Não se pode esquecer as conquistas de 58 e 62. Nossa! Duas excepcionais Seleções. É lamentável que quase ninguém cite essas duas equipes como fantásticas. Como não comparar as seleções de 58 e 62 com as de 70 e 82?

A de 58 por exemplo, tinha Gilmar, Djalma Santos, Nilton Santos, Didi, Zito, Garrincha, Zagallo e claro, o rei Pelé. Como não exaltar esse time? A de 62 tinha Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Nilton Santos, Zito, Didi, Garrincha, Amarildo, Zagallo e pequena participação de Pelé. E mesmo com a ausência do rei, o Brasil sobrou, o que prova a quantidade de craques que tínhamos.

Notem que só falei dos craques. E os que não eram craques, eram extremamente eficientes como Vavá, Bellini, De Sordi, Orlando, Zózimo, e até no banco tinha craques como Dida, Joel, Dino Sani, Mazzola. Caramba! Que saudade, hein, amigo do esporte?

Pra quem viveu todas essas maravilhosas equipes não pode se conformar com o que temos atualmente. Portanto, seria muito interessante que louvássemos também aqueles que iniciaram toda essa saga. Quando se for falar em Seleção Brasileira, que não se monopolize apenas as de 70 e 82. Nossa história começa bem antes. E com Pelé e Garrincha! Até mais!

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opinião objetiva - Do choro ao riso

Amigo do esporte, Todo mundo sabe que a vida é feita de fases. Criança, adolescente, jovem, adulto e idoso. O que vou relatar aqui, é aquilo que senti ao longo da vida com relação ao futebol. Vivo del

Por quê Paquetá na Seleção?

Amigo do esporte, todos já sabem do problema envolvendo o jogador Paquetá. Importante para o West Ham e importante para a Seleção, Paquetá está envolvido com site de apostas. E não venham querer inoce

コメント


bottom of page