top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Por que treinador estrangeiro?

Amigo(a) do esporte,


sempre tive uma grande admiração por Vanderlei Luxemburgo como treinador. Enxerga o jogo como poucos. Ousado, ofensivo, imprevisível. Tenho minhas restrições quanto ao seu comportamento fora de campo. Autoritário, quer dar palpites em tudo no clube que dirige, tem jogadores apadrinhados, é irônico e agressivo às vezes com a imprensa. Mas há algum tempo, perguntado pelo sucesso de Jorge Jesus no Flamengo e sobre a nova moda de trazer treinadores estrangeiros para dirigir nossos times, saiu em defesa dos colegas brasileiros.

Segundo ele, o português fez um bom trabalho no Flamengo. Mas o Flamengo tinha o melhor time mesmo. E ainda alfinetou Jorge Jesus questionando o que o treinador ganhou antes de chegar no Flamengo. E de quebra acrescentou que todos elogiaram o trabalho de Sampaoli no Santos, mas que não ganhou nada. E que não se valoriza treinador brasileiro. Ou seja, o tratamento que se dá ao estrangeiro é diferente do brasileiro. E ele tem razão.

Na minha opinião, qualquer treinador brasileiro "bom" daria o título ao Flamengo do mesmo jeito. Já que estamos falando de um treinador português, vamos lembrar de uma frase dita por um treinador brasileiro, carioca, pra mim de muito mais capacidade do que Jorge Jesus que foi Otto Glória. Otto dirigiu uma das mais importantes senão a mais importante Seleção Portuguesa. A da Copa do Mundo de 1966.

Treinou grandes e pequenas equipes do futebol brasileiro, o trio de ferro de Portugal; Benfica, Sporting e Porto, Atlético Madrid e Olympique Marseille entre outros. E certa vez, disse uma frase que ficou marcada para sempre no futebol: "Me dê os ovos que eu faço uma omelete"! Genial!

Se você não tem jogador, não consegue ganhar campeonatos. Fato. Ninguém faz milagres. A maneira como Jorge Jesus foi enaltecido é um grande exagero. Da mesma forma que julgo ser ufanista demais essa reverência ao treinador estrangeiro. Acho interessante esses comentários de apoio ao treinador estrangeiro. Mas acho que é um pouco demais. Temos bons treinadores por aqui.

Alguns experientes, outros novos talentos surgindo a espera de uma oportunidade. Mas o brasileiro é assim. Tudo que vem de fora é melhor. O próprio jogador não quer mais jogar aqui. Quando atinge um determinado estágio, quer ir para a Europa. Lamentável. É por isso que não ganhamos mais nada. E nem vamos ganhar enquanto negarmos nossas raízes em detrimento ao estrangeiro.

Vanderlei lembrou bem: o que ganhou Jorge Jesus antes de vir para o Flamengo? E tem mais, alguns torcedores do Benfica não ficaram nada satisfeitos com sua volta. Fazer o que? No Brasil é assim. Tudo o que vem de fora é melhor. E enquanto tivermos esse pensamento, jamais seremos um país respeitado. Até mais!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page