top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Pelo Fim do VAR

Amigo do esporte, não, não sou contra a tecnologia no futebol. Não sou contra a modernidade. Creio que tudo o que for para aprimorar e acrescentar ao futebol será bem-vindo. Mas esse VAR já encheu. Não consigo acreditar como as coisas nesse país são feitas a toque de caixa.

No futebol então, a coisa piora. O VAR na Europa é um excelente instrumento de auxílio ao árbitro. Tudo muito rápido. E só é acionado para o que realmente se dispõe. Aqui é diferente. Começa pela demora absurda para se decidir o lance. Depois passa pela banalidade. Em lances comuns ele entra em cena sem motivo nenhum.

Ao invés de intervir somente nos pontos para que foi criado, agora ele está querendo apitar. Ao invés de auxiliar ele passa a ser protagonista. Absurdo! O VAR foi criado com a finalidade de auxiliar o árbitro nas situações de impedimento ou se a bola ultrapassou a linha e para verificar se houve ou não penalidade máxima.

Fora isso, não há motivo para intervir seja em qual lance for. Agora o que se vê é paralisação toda hora por motivos extremamente banais. Uma delas e a mais absurda, é logo após o gol. O VAR tem que autenticar o gol.

O jogador não pode nem comemorar, a torcida (que ainda não pode estar presente, mas vai estar) também, os companheiros ficam naquela expectativa absurda pra poder festejar o momento maior do jogo que é o gol. Que palhaçada.

Seguindo, esse VAR não está servindo nem para o que foi criado. Os pênaltis que tem marcado são ridículos. Sem critério. Tudo muito confuso. Em resumo, o VAR está prejudicando a performance e destruindo a autoridade do árbitro.

Em algumas situações, o árbitro está certo em mandar seguir o jogo, mas o VAR se intromete e aponta para um pênalti inexistente e absurdo. Em outras situações, o árbitro marca um pênalti grotesco e o VAR não interfere quando aí sim deveria intervir. É lamentável.

Só sei que a chegada desse instrumento nefasto está destruindo de vez o nosso futebol. Ou se retira o VAR agora, se aprimora sua utilização para que possa retornar correto e seguro, ou então que seja banido de uma vez porque dessa maneira que está sendo utilizado, o futebol vai acabar não só pela falta de talento e espetáculo, mas também pela falta de credibilidade de algo que veio justamente para dar a credibilidade. Muito triste! Até mais!

18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page