Amigo do esporte,
quando Jorge Sampaoli aportou em nossas terras, olhamos com certa desconfiança. Foi bem no Chile, mas fracassou na Argentina. Logo foi mostrando seu trabalho. Pegou o time do Santos mais do que modesto, transformou em vice-campeão brasileiro e jogando um futebol vistoso e ao mesmo tempo competitivo. Não ficou no Peixe por divergências com o Presidente José Carlos Peres. E também porque aguardava uma boa proposta. Mas a incompatibilidade com o presidente foi a causa maior.
Veio a proposta do Atlético MG . Como não surgiu nada de fora do país, aceitou e sabia que teria um novo e enorme desafio. O clube estava devendo, com um elenco modesto e precisava voltar ao cenário dos grandes do futebol. Em silêncio, Sampaoli começou seu trabalho. É evidente que é muito cedo para se avaliar a performance do Galo. Mas quem viu o futebol que o Atlético vinha jogando e vê hoje, percebe o dedo do treinador.
Claro que não quero aqui desmerecer nossos treinadores. Existem trabalhos interessantes de alguns jovens. Mas Sampaoli está a frente. Seu conceito de futebol é diferente. É a volta do futebol total. Time de Sampaoli joga futebol. Todos marcam, todos se movimentam, ataca com sete, oito jogadores.
É um futebol solidário. E na busca incessante do gol. Time de Sampaoli não se acomoda nunca. Ele consegue incutir na cabeça de cada jogador o que ele deseja, o que ele quer de cada um. E obtém resposta. Time de Sampaoli não tem jogador acomodado.
Pra quem gosta de futebol ofensivo, dá gosto ver os times dele jogarem. Alguém há de dizer: "mas hoje em dia o que importa é o resultado". Verdade! Mas que vendo o time dele jogar dá uma saudade danada do bom e velho futebol, isso dá.
Tomara, Sampaoli, que você se estabeleça em definitivo n o Brasil . O futebol brasileiro precisa de você. Ainda que com suas excentricidades, suas manias, suas cismas. Mas acima de tudo, o futebol precisa de seus conceitos. Até mais!
Comments