top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - O torcedor, esse abnegado!

Amigo do esporte, 


ser torcedor que frequenta estádio ou arena hoje em dia, é para se aplaudir. Dificuldades não faltam. Aquele de classe B para baixo começa sua aventura no transporte. Aqueles que dependem dele já encontram o primeiro obstáculo. Não digo as modernas arenas, principalmente com linhas de metrô ou trem. Mas os estádios mais antigos ou sem essa estrutura.

Depois, já no estádio, se necessitar de sanitário é outro sofrimento. Péssimas instalações onde a falta de higiene impera. Sujos, sem acessórios, sem decência.

Na arquibancada é obrigado a aturar o bando de delinquentes que costuma frequentar as chamadas "organizadas". O jogo em si, via de regra é horrível.

Um bando de pés-de-rato metidos a craque que desfilam penteados, chuteiras coloridas, ataduras nos pulsos, calções arregaçados mostrando as coxas, mas futebol que é bom não existe.

E na saída é outro sofrimento. Aglomeração, transporte difícil, enfim, um calvário. Tudo conspira para que fique em casa. Mas ainda assim ele vai.

Mas agora quero abordar um aspecto que envolve também o torcedor que frequenta os estádios mais modernos ou arenas. Há dias, a autoridade máxima da arbitragem no Brasil esteve depondo no STJD. Wilson Luiz Seneme foi inquerido sobre o VAR, as atitudes dos árbitros que atuam nesse suposto suporte aos árbitros.

A acusação do John Textor, proprietário do Botafogo, sobre manipulação de resultados no Brasileiro fez com que o máximo mandatário da arbitragem tivesse que depor no STJD.

Aí aconteceu um depoimento que assusta e faz com que cada vez mais estejamos descrentes desse esporte maravilhoso que um dia foi motivo de orgulho e paixão desenfreada do torcedor.

Esse cidadão, com a cara mais lavada do mundo, afirmou categoricamente que o juiz do VAR não é obrigado a enviar para o árbitro de campo no vídeo todas as imagens.

Meu Deus! E disse isso com a maior convicção e naturalidade. É para deixar estarrecido qualquer amante do futebol. Então quer dizer que o árbitro do VAR escolhe a imagem que vai mandar para o campo?

Gente, com toda desconfiança que anda pairando no futebol, com a invasão dos sites de aposta, no mínimo essa atitude se torna suspeita. E se o dito cujo do VAR tiver apostado no time que cometeu um pênalti  duvidoso que requer imagem precisa, por todos os ângulos (me desculpe, Odinei Ribeiro por roubar um bordão seu)?

Pois ele tem o direito de escolher a imagem que mais lhe convém. Isso é só um exemplo de como se pode realmente manipular um resultado. E o coitado do torcedor se sujeita a tudo isso por amor ao seu time.

Por isso, torcedor, dedico hoje esse espaço a você, batalhador, sofredor que ainda acredita que o futebol está sendo levado a sério como antigamente. Você merece toda consideração, toda homenagem! Sem você o futebol não existiria! Você é a razão maior para que eu ainda acredite que um dia voltaremos a ver o futebol com alegria! Até mais!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opinião objetiva - Alvoroço

Manhã de sábado. 17 de agosto de 2024, São Pedro como sempre na porta do céu fazendo a triagem de quem teria direito ao Paraíso. Tudo...

Comments


bottom of page