top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - O que se deve copiar

Amigo do esporte, 


de algumas décadas para cá, o Brasil anda copiando muita coisa do futebol europeu. A começar por uma mudança em nosso hábito que não perdoo. O fato de as equipes entrarem em campo simultaneamente. Acho um absurdo copiarmos isso do europeu. Era fantástico ver o time entrar em campo correndo, com a festa da torcida como se comemorasse um gol. Depois, aquele portal ou sei lá o que é aquilo, por onde os times passam. Coisa ridícula. Aí vêm os cumprimentos. Um time cumprimenta o outro antes da bola rolar, mas durante o jogo, ninguém respeita ninguém.

Até agora, só copiamos o que não deveríamos. Mas tem certas coisas poderíamos copiar e que ninguém das autoridades do futebol se importam. Por exemplo, tenho assistido aos jogos da Eurocopa e até da Copa América e o respeito na execução dos hinos é de se admirar. Na Euro principalmente, o estádio dividido, quando toca um dos hinos, o torcedor daquele país canta com um sentimento de fazer inveja. E o outro torcedor ouve respeitosamente.

Aqui, já fui enfático para que essa lei de tocar nosso hino antes dos jogos seja banida. Ninguém respeita. Nem o público que fica cantando músicas de torcidas e nem os jogadores que ficam rindo, mascando chiclete. Ainda outro dia assisti um jogo em Santa Catarina onde os jogadores não cantaram o Hino Nacional, mas cantaram o hino de Santa Catarina. Uma vergonha. Não há respeito de parte alguma.

Outra postura que devíamos copiar é com relação ao "minuto de silêncio”, que aqui no Brasil é o minuto do barulho. Em jogos da Europa, o minuto de silêncio é observado num total silêncio mesmo. E até uma salva de palmas para reverenciar o falecido. Aqui, o torcedor vaia e quer logo o início do jogo. Canta músicas, grita, faz um barulho ensurdecedor.

Esse atos deveriam ser copiados. Mas lamentavelmente, nossas autoridades do futebol não se atentam para isso. E esse descaso aliado a falta de educação do povo, são motivos para que cheguemos a conclusão de que falta muita coisa para atingirmos um patamar razoável de educação. Triste constatação, mas verídica. Oxalá um dia tenhamos o bom senso de copiar coisas boas da Europa com relação ao futebol. Porque até agora só copiamos o que não presta. Até mais!

27 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opinião objetiva - mais do mesmo

Amigo do esporte, Já de algum tempo, Palmeiras e Flamengo vem dominando o futebol brasileiro e sul-americano. São as equipes mais bem estruturadas, mais profissionalizadas e com mais recursos financei

Opinião objetiva - Do choro ao riso

Amigo do esporte, Todo mundo sabe que a vida é feita de fases. Criança, adolescente, jovem, adulto e idoso. O que vou relatar aqui, é aquilo que senti ao longo da vida com relação ao futebol. Vivo del

1 Comment


Edivalmir Massa
Edivalmir Massa
Jul 08

O Milton Neves, certa vez disse que o Futebol Brasileiro estava na 3ª Divisão do Futebol Mundial, e eu o Corrijo, pois não concordo com o que ele disse, eu entendo que o Futebol Brasileiro está na 4ª Divisão do Futebol Mundial e o classificaria como Série B na América Latina, Série C nas Américas e Série D Mundial. Não entendo ser culpa disso tudo as cópias mal feitas do Futebol Europeu, mas no meu entendimento tudo isso dessa degradação do nosso futebol, tem nome, sobrenome e patrocinadores, que são a CBF, Confederações Estaduais e a Imprensa Esportiva principalmente a Globo. A CBF e as Confederações faz muito tempo que iraram FEUDOS, onde os senhores Feudais, se locupletaram-se do Futebol…

Like
bottom of page