Amigo do esporte,
o futebol brasileiro está cada vez mais decadente. O Campeonato Brasileiro desse ano está nivelado por baixo. E muito por baixo. Times sem criatividade, sem agressividade, sem inteligência. Um futebol pobre. Um futebol previsível, sem inspiração. O medo de perder o emprego faz com que os treinadores se apoiem em esquemas covardes, convencionais, sem criatividade nenhuma.
O Flamengo, que encantou o país com aquele futebol envolvente, ofensivo, está caindo pelas tabelas. Não consegue recuperar aquele futebol. É muito fácil jogar a culpa na saída do JJ. A verdade é que o time não corresponde, não luta, não joga.
O Grêmio que era um time altamente competitivo, também não reedita o futebol do ano passado. Um time burocrático, sem criatividade, excessivamente cauteloso. Diferente daquele Grêmio com agressividade, com garra.
O Palmeiras, tido o ano passado como principal rival do Flamengo, até que apresentou um futebol agradável em alguns momentos de 2019. Esse ano, não é sombra do que foi o ano passado. Com todo o dinheiro e com todo o elenco que tem, poderia e deveria render muito mais. Se arrasta nesse início de campeonato dando poucas esperanças ao seu torcedor.
Dos outros, então, nem é bom falar. Santos , São Paulo e Corinthians são cartas fora do baralho. O Atlético Mineiro deu fila de que poderia incomodar esse ano. Porém, duas derrotas consecutivas escancararam alguns problemas no seu elenco, principalmente no setor defensivo.
Talvez o Inter possa mostrar um futebol mais convincente. Um time competitivo, bem resolvido taticamente, com agressividade. Mesmo perdendo Paolo Guerrero, o time continua marcando gols e mostrando que pode ser esse o ano Colorado. E paramos por aí.
Não vejo mais ninguém com capacidade para fazer uma campanha regular e chegar a ameaçar os gigantes. E tem mais. Muitos colegas, antes do início do Campeonato Brasileiro, chegaram a afirmar que o Bragantino seria um forte concorrente a uma vaga na Libertadores. Gente, série A não é para aventureiros. É coisa séria. Não dá chance mais para equipes que não fazem parte do bloco dos gigantes.
O Bragantino, com muito trabalho, pode se livrar do rebaixamento e quem sabe obter uma vaga na Sul-americana. E é só. Infelizmente o nosso futebol está num caminho de fracassos sem volta. Algo precisa ser feito.
Quando se cogita num Bragantino na Libertadores, com todo o respeito que o Massa Bruta mereça (já foi campeão paulista), é porque a coisa tá feia! Até mais!
Commentaires