top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - O que acontece com a nobre arte?

Amigo do esporte,


sempre fui apaixonado pela nobre arte, o boxe. Desde garotinho meu pai me lavava para ver o inesquecível, antológico Éder Jofre massacrar seus oponentes no Ibirapuera. Cresci sendo embalado por lutadores fantásticos que marcaram suas épocas.

Como não reverenciar Sugar Ray Robinson, Floyd Patterson, Joe Louis, uma geração mágica. E depois no embalo desses monstros surgiram outros de mesma qualidade. Nos pesos pesados, vi Muhamad Ali, Joe Frazier, Sonny Liston, George Foreman, Evander Holyfield, Mike Tyson, Lennox Lewis, Larry Holmes, Leon Spinks, James Buster Douglas (o homem que quebrou a hegemonia de Mike Tyson), Riddick Bowe, Ken Norton, Michael Moorer e tantos outros.

Nas categorias menores, vi Bruno Arcari, Carlos Monzon, Hector "Macho" Camacho, Roberto Duran, Oscar de La Hoya, Thomaz Harns, Sugar Ray Leonard, Marvin "Marvelous" Hagler e um punhado de geniais lutadores.

No Brasil, além do mito Éder Jofre, tivemos Miguel de oliveira, Acelino Popó Freitas, João Henrique, o carismático Adilson "Maguila" Rodrigues, Fernando Barreto, João Mendonça, Luis Faustino Pires, Luis Carlos Fabre e paramos por aí.

Citei todos esses notáveis pra dizer que hoje não existe mais alguém que se destaque. Até recentemente Manny Pacquiao e Júlio César Chavez ainda mostravam com destreza a nobre arte. Mas hoje, o que sobrou? Talvez o único que possa lembra vagamente desse esquadrão é Canelo Saúl Alvarez, mexicano, que mostra técnica e pegada.

O mais curioso disso tudo é que mesmo sem ter praticamente ninguém de expressão e de certo modo encarando um desprezo de boa parte da mídia, os eventos de boxe com transmissão de TV mostram os ginásios ou locais dos eventos lotados. Mesmo com o surgimento do MMA e com todos esses percalços, o boxe resiste. Apesar da pouca qualidade técnica.

Realmente, o boxe deve ser respeitado e considerado como a "Nobre Arte". Se você, amigo do esporte, não teve oportunidade de presenciar e ver todos esses mitos, o youTube pode mostrar. Mesmo que não aprecie, vale a pena conhecer um pouco desse esporte que é condenado por muitos, mas que tem uma beleza e uma nobreza incomparáveis. Até mais!

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opinião objetiva - O que se deve copiar

Amigo do esporte, de algumas décadas para cá, o Brasil anda copiando muita coisa do futebol europeu. A começar por uma mudança em nosso hábito que não perdoo. O fato de as equipes entrarem em campo si

Opinião objetiva - mais do mesmo

Amigo do esporte, Já de algum tempo, Palmeiras e Flamengo vem dominando o futebol brasileiro e sul-americano. São as equipes mais bem estruturadas, mais profissionalizadas e com mais recursos financei

Comments


bottom of page