top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - O princípio do fim de Messi?

Amigo do esporte,


Lionel Messi é, sem dúvida, uma unanimidade. Um dos poucos craques do futebol mundial de hoje. Ainda menino foi parar na Espanha, mais precisamente no Barcelona. Portador de raquitismo, nenhum clube hermano quis bancar o tratamento e a recuperação do garoto. O Barça resolveu apostar. E se deu muito bem.

Messi é sinônimo de Barcelona. Não se consegue falar do Barça sem citar seu astro maior. E Messi acabou retribuindo tanto investimento e tanto carinho. Conquistou títulos, promoveu o retorno do clube catalão aos olhos do mundo, se dedicou ao máximo para corresponder ao crédito que lhe foi dado. De baixa estatura, de físico longe do que se deseja de um jogador hoje, compensou essas adversidades com um futebol genial, gigante, exatamente o oposto de sua estatura.

Temido por seus dribles, seus chutes, sua velocidade, Messi se tornou um jogador respeitado e frequentador constante na galeria dos maiores do mundo. Mas o tempo está passando para "La Pulga". De algum tempo parece que o jogador está um tanto quanto desgastado. Após alguns reveses sofridos e algumas frustrações com títulos perdidos, parece que a relação com o Barça está chegando ao fim.

Após a humilhante derrota para o Bayern de Munique pela Liga dos Campeões, parece que esse desgaste se acentuou, ficou mais patente. Messi parece não ser mais o mesmo. Aquele jogador insinuante, veloz, decisivo parece que está distante do atual. Talvez seja hora de mudar de ares.

Aliás, após essa humilhante derrota, ele até que pensou na possibilidade de deixar o clube. Depois de muita expectativa optou por continuar. E talvez tenha sido seu maior erro. Não há mais aquela gana. Não existe mais aquele prazer. Não é nem sombra do jogador decisivo e temido de outros tempos.

Uma mudança talvez devolvesse o prazer de jogar a Messi. Tenho comigo que uma mudança de ares poderia trazer de volta o velho e bom Messi. De dribles desconcertantes, de gols antológicos. Creio que seja a única maneira de ainda apreciarmos o talento desse craque.

Ou será que o final da carreira já se aproxima? Será que Messi perdeu a motivação? Será que o fato de ter ganho quase tudo não tenha tirado a motivação de continuar a mostrar o seu maravilhoso futebol? Messi nunca conseguiu reeditar seu futebol com a camisa da Seleção Argentina. Saiu cedo de seu país e nunca se imbuiu de patriotismo para representar seu país. Talvez a mesma falta de motivação que o afeta hoje no Barcelona.

Não quero crer que seja um final precoce de carreira. Prefiro acreditar que uma mudança de ares traga de volta a genialidade de um dos poucos craques que ainda se sobressaem no futebol.

Tomara que essa seja a hipótese verdadeira. Para os que como eu amam esse esporte. Até mais!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opinião objetiva - O que se deve copiar

Amigo do esporte, de algumas décadas para cá, o Brasil anda copiando muita coisa do futebol europeu. A começar por uma mudança em nosso hábito que não perdoo. O fato de as equipes entrarem em campo si

Opinião objetiva - mais do mesmo

Amigo do esporte, Já de algum tempo, Palmeiras e Flamengo vem dominando o futebol brasileiro e sul-americano. São as equipes mais bem estruturadas, mais profissionalizadas e com mais recursos financei

תגובות


bottom of page