top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - O Poder Maligno do Dinheiro

Amigo do esporte,


feliz em voltar a interagir com você! Após um descanso, voltamos com nossa opinião. Dizem que o dinheiro é um mal necessário. E tem fundamento essa afirmação. O dinheiro corrompe, compra, vende, alicia, ilude, empodera e destrói. Faz bem, também? Faz, claro, para quem sabe fazer uso. Mas a grande maioria das pessoas não tem esse dom. Inebriado pelo poder que dele emana, se julga superior e acha que pode tudo, que não há limites para suas ações por conta da fortuna. Isso em todos os setores.

O dinheiro fomenta guerras, o dinheiro mata, destrói quando se alia ao poder. Quantas guerras financiadas destruíram vidas inocentes? Quantas transações ilícitas o dinheiro proporciona? Enfim, o poder do dinheiro é destruidor em mãos gananciosas e soberbas.

Mas como falamos sempre aqui de esporte, vamos voltar o foco para o futebol. Venho dizendo há muito tempo que existe uma necessidade premente de um departamento de psicologia nas categorias de base dos clubes. Não há como você formar um profissional da bola sem que ele tenha um acompanhamento psicológico na base.

Saber das necessidades do garoto, como ele vive em casa, que dificuldades enfrenta. Acompanhar atentamente o jovem para que tenha amparo e estrutura para ser um bom profissional. Sem isso, corre-se o risco de que esse garoto se transforme em problema no futuro. O jogador de futebol brasileiro hoje em dia ganha muito. Salários exorbitantes, aviltantes diante de nossa realidade. E por essa razão, acha que pode tudo, que é o rei da cocada.

Aí nos deparamos com situações inadmissíveis como por exemplo, o caso do goleiro Bruno, do Robinho e, mais recentemente, de Daniel Alves. No caso específico de Daniel Alves, um jogador de uma soberba absurda. Sempre se achou o máximo. Zombou até do Rei Pelé. Louco para se mostrar e se gabar daquilo que não é. Por se achar o tal, se envolveu num caso de estupro que deve lhe render anos de prisão. Isso porque onde ele está, na Espanha, não há conchavos, lei é lei e sempre é respeitada.

O dinheiro, a fama, a soberba sem que tivesse um acompanhamento psicológico transformaram Daniel em um megalomaníaco. E por esse motivo vai pagar caro por sua arrogância. O dinheiro é muito bom para quem sabe fazer uso e mantém sua dignidade e caráter. Mas para quem é seduzido pelo poder que ele dá, acaba sendo uma arma perigosa. O tiro quase sempre sai pela culatra! Até mais!

36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page