top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - O maior tiro no pé

Amigo do esporte, foi simplesmente ridícula a palhaçada promovida pelo Flamengo nesses últimos dias. Acreditando ter poder suficiente para burlar o protocolo e julgando ser superior aos outros dezenove clubes da série A o Flamengo, na pessoa de seu presidente Rodolfo Landim, solicitou o adiamento do jogo contra o Palmeiras em nome do surto de Covid que assolou o elenco. Achando que faz o que quer no futebol do Brasil, o rubro negro se encontrou no direito de ter sua solicitação atendida. Tentou junto a CBF que de pronto rechaçou a possibilidade.

O presidente do sindicato dos atletas do Rio de Janeiro, funcionário do clube, entrou com uma liminar solicitando o adiamento da partida. O Tribunal regional do Trabalho acatou a decisão. A CBF recorreu ao STJD para que mantivesse o jogo. O STJD recusou o pedido da CBF e manteve o adiamento do jogo. Porém, o que o Flamengo não contava é que o STJD por confirmar o adiamento do jogo, proibiu o Flamengo de treinar e jogar por quinze dias, sob pena de 1 milhão de reais por dia de treinamento nesse período e de 10 milhões de reais por jogo no mesmo período. Aí bateu o desespero.

Diante da afirmação da CONMEBOL de que não adiaria jogos, o Flamengo se viu numa situação extremamente delicada. Poderia ser eliminado da Libertadores e perder pontos importantes no Campeonato Brasileiro. A grande verdade é que o Flamengo, em solicitando o adiamento do jogo, jamais pensou na saúde de seus funcionários e de seus jogadores. O alvo era poupar o time para o jogo de quarta-feira pela Libertadores.

A liminar foi cassada dez minutos antes do horário previsto para o início da partida. E o Flamengo entrou em campo e jogou. Apesar da CBF ter se vangloriado da vitória, minha opinião é de que o próprio Flamengo, diante da sentença do STJD, trabalhou nos bastidores para que a liminar que ele mesmo idealizou fosse cassada. Ridículo.

O pretexto de sua diretoria de que era para preservar a saúde de seus jogadores caiu por terra a partir do momento em que não se sujeitou a quarentena de quinze dias imposta pelo tribunal. O interesse maior era outro. Lamentável atitude do Flamengo. O clube acha que, por ter uma torcida gigantesca, por ter um apelo monstruoso de mídia, pode fazer o que quiser.

Ainda bem que alguém, digo alguém porque não sei se foi a CBF ou STJD ou o próprio Flamengo que consertou um erro que poderia custar a paralisação do campeonato. O Flamengo precisa entender que não é melhor do que ninguém. Sozinho não vai a lugar algum. Precisa descer do pedestal e entender que a séria A tem 20 clubes e que deve respeitar o que é tratado.

Esse episódio foi um grande tiro no pé e espero que tenha aprendido a lição. Quanto ao jogo, que papelão, Palmeiras. Mesmo com o Flamengo só com 3 titulares e um bando de garotos, dominou o jogo e esteve muito mais próximo da vitória. Lamentável, Palmeiras! Até mais!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opinião objetiva - O que se deve copiar

Amigo do esporte, de algumas décadas para cá, o Brasil anda copiando muita coisa do futebol europeu. A começar por uma mudança em nosso hábito que não perdoo. O fato de as equipes entrarem em campo si

Opinião objetiva - mais do mesmo

Amigo do esporte, Já de algum tempo, Palmeiras e Flamengo vem dominando o futebol brasileiro e sul-americano. São as equipes mais bem estruturadas, mais profissionalizadas e com mais recursos financei

Comments


bottom of page