top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - O fenômeno Lewis Hamilton

Amigo do esporte,


por mais que se tente desmerecer a habilidade, a categoria, a maestria no volante de Lewis Hamilton, não se pode negar feitos extraordinários conseguidos por esse genial piloto. Iniciou na F1 em 2007 e até agora só pilotou por duas equipes: Mc Laren e Mercedes.

Sete vezes campeão mundial, maior número de vitórias na F1, maior número de pontos na F1, maior número de pole positions, maior número de pódios e maior número de pontos numa temporada. E ainda tem gente que contesta a genialidade desse fenômeno.

Alguns argumentam que não tem concorrência, que os outros carros estão muito abaixo do nível de seu bólido, que os pilotos são infinitamente inferiores a ele, etc... Tudo isso pode ser verdade. Mas ainda assim, conseguir todos esses feitos não pode ter contestação.

Lewis Hamilton pra ingressar na F1 teve que passar por muitas humilhações. A primeira e mais abominável delas foi com relação a sua cor. Como pode um negro pilotar na F1? Depois foi humilhado, ridicularizado recebendo respostas como: "Volte para seu país", "Volte para sua terra".

Enfim, passou por toda a sorte de obstáculos para se tornar o "Rei" da F1. Tomou gosto pelo automobilismo vendo Ayrton Senna correr. Fã confesso do brasileiro, sempre idolatrou Ayrton. E no dia que se igualou a Senna em número de pole positions no GP do Canadá de 2017, recebeu ainda na pista um capacete usado pelo brasileiro o que fez com que viesse às lágrimas, chegando a soluçar.

Piloto sério, competitivo ao extremo, "brigador", tem o respeito de todos no circo da F1, apesar de alguns episódios polêmicos. Recentemente em uma entrevista em que expôs todos os seus sentimentos, declarou ser um cidadão triste por não ter reconhecido todo o seu trabalho em seu país, a Inglaterra.

Chegou a citar o título de "sir" entregue a Nigel Mansel pelo seu único campeonato, ao passo que ele com os sete que conquistou jamais foi cogitado. Procurando não relacionar tudo isso ao racismo, ele que é um ativo combatente a esse preconceito sórdido, só lamentou e disse que sempre vai amar seu país, e que tem orgulho de vencer e conquistar todos esse feitos pela Inglaterra.

Apesar de alguma falta de reconhecimento por parte de quem procura desmerecer tudo e a todos, Lewis Hamilton entra definitivamente na galeria dos maiores pilotos da história. Excêntrico, metrossexual, guarda roupa finíssimo, layout impecável, Lewis Carl Davidson Hamilton por seus resultados é o maior piloto da história.

E pelo seu talento é um dos maiores que já apareceram na F1. Minhas reverências , "sir" (pelo menos pra mim) Hamilton! Você é um gênio! Até mais!


14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page