top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião Objetiva - Futebol x Covid

Amigo(a) do esporte,


É triste o momento porque estamos passando. A pandemia do Covid tem feito muitas vítimas. Talvez esses números não correspondam com a realidade. Mas que fez muitas vítimas isso é fato. Creio que o povo tenha uma grande parcela de culpa, senão a maior parcela. Gente descuidada, perambulando sem necessidade nas ruas sem máscara, sem guardar distância segura, sem praticar a higiene. Enfim, gente relaxada que pensa que nunca vai acontecer com ela.

Infelizmente a política no Brasil está acima de vidas, acima de qualquer coisa. Temos que rezar para que haja bom senso de todas as partes para que possamos superar essa fase terrível. Mas o ponto aqui é outro. Não consigo entender como uma pessoa que acredito ser culta, inteligente, possa associar mortes de Covid com o futebol. O Flamengo jogou no Maracanã dia 18, contra o Bangu. Venceu por 3x0 como se esperava.

Houve comemorações? Sim. Jogadores festejaram? Sim. Diretores e funcionários presentes comemoraram? Sim. Poxa! Uma vitória depois de uma grande paralisação tinha que ser comemorada. Aí, surge um comentário imbecil de que enquanto o Flamengo comemorava os gols, morriam duas pessoas no hospital de campanha ao lado do Estádio.

Eu pergunto: como assim? As duas pessoas morreram por causa dos gols do Flamengo? Devido a comemoração de seus jogadores, diretores, funcionários? Que coisa mais absurda! Claro que temos que lamentar as duas mortes. Mas daí a querer tentar de modo cínico, capcioso, tendencioso associar a alegria do gol ao desespero da morte é, no mínimo, aviltante.

Em nome dessa pandemia, estão tirando o direito do cidadão de sorrir, de se divertir, de se distrair. Estão usando essa praga para disseminar o pessimismo, a dor, a tristeza. Até quando? Há que se lamentar as mortes, claro. Que dor! Mas a vida está aí pra ser vivida, E no meu caso, quero viver intensamente o tempo que me resta. Não tenho tempo a perder.

Agradeço a Deus todos os dias por ter minha família saudável, por estarmos enfrentando com coragem e saúde a tudo isso. Mas me desculpem, quero sorrir, preciso sorrir.

Por isso quero a volta do futebol. Com todo o cuidado. Com todo o protocolo. Com todas as precauções. Mas quero o futebol de volta. Quero Flamengo, Corinthians, Grêmio, Inter, Palmeiras, São Paulo, Santos, Bahia, Vasco, Flu e claro, Ponte Preta e Guarani aqui da nossa terra. Quero gols. Quero riso. Quero festa. E o futebol tem tudo isso.

Ainda que sem público. Talvez o futebol, com sua alegria, possa intimidar um pouco a tristeza do Covid ! Até mais!

36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page