top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Fim do Maracanazo. Mineiraço Eterno

Amigo do esporte,


o mês de julho é marcante na história do nosso futebol. Pelo menos duas datas nos marcaram muito. A primeira e menos traumática foi em 16 de julho de 1950. E digo menos traumática porque uma derrota por 2x1 ainda que em casa não era para marcar tanto. Mas o cenário que foi criado na época acabou tornando essa derrota uma catástrofe. O excesso de confiança, o "já ganhou", as comemorações antes da final contra o Uruguai acabaram gerando um favoritismo e uma euforia incontrolável.

A campanha brilhante até o jogo final induzia a isso. Como consequência de tudo isso, o Brasil levou a virada e aí começou a caça as bruxas. Barbosa, por exemplo, foi execrado e humilhado por suposta falha no segundo gol dos uruguaios. Bigode teve uma parcela grande de culpa e também foi excomungado. Parecia que começava o processo do final dos tempos.

Desespero, choro, lamentação, sugeria que uma grande tragédia havia ocorrido. E era apenas uma final de Copa do Mundo. E que por ser no Brasil tínhamos a obrigação de ganhar. Todo esse drama durou até 8 de julho de 2014, a segunda data marcante no nosso futebol.

Copa do Mundo de 2014 no Brasil novamente. De forma não tão brilhante quanto 1950, o Brasil chegava a semi-final. Longe de ser brilhante, e até com dificuldades, o Brasil chegou a semi-final para encarar a Alemanha, que assim como o Brasil, não encantou nas outras fases da caminhada.

Muita festa, muitas estrelas, muito falatório. A Alemanha, quase um freguês contumaz do Brasil chegou quietinha, sem alarde. E o Brasil com suas estrelas e pés-de-rato acabou levando uma goleada que jamais será apagada. Os 7x1 da Alemanha jamais será esquecido e perdoado pelo apaixonado por futebol.

A vergonha gerada por esse vexame pelo menos serviu para que se apagasse o "Maracanazo". Que foi por 64 anos o calvário dos torcedores que não admitiram um revés por 2x1 numa final de Copa do Mundo. E convenhamos, era fácil apagar da memória. Até porque o Uruguai virou freguês eterno. Mas os 7x1 da Alemanha jamais será apagado de nossas memórias.

A humilhação dos alemães em tirar o pé para que o vexame não fosse maior, o vergonhoso futebol mostrado por nossa Seleção, o medo estampado nos rostos de nossas estrelas, tudo isso jamais sairá de nossas cabeças. Portanto, finalmente acabou o "Maracanazo". Pena Barbosa não estar vivo hoje para gargalhar dessa vergonha. Por fim, sai o "Maracanazo" e entra o "Mineiraço". Esse, para sempre! Até mais!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page