top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Entregar jogo é sinal de medo

Amigo do esporte,


ainda tenho na memória o jogo em que a Seleção de vôlei do Brasil no Mundial de 2010, entregou o jogo para a Bulgária para não enfrentar Cuba na fase seguinte. A repercussão foi enorme. O Brasil tinha um timaço e não precisava fazer isso. Embora Bernardinho, então treinador da seleção, negue até hoje, a verdade é que ficou muito clara a "entrega", confirmada depois por Giba que até criticou o treinador.

Levantei esse episódio triste na história gloriosa de nossa seleção de vôlei, porque durante esses últimos dias falou-se muito que o Corinthians "entregaria" o jogo para o Novorizontino para desclassificar o Palmeiras. É profundamente lamentável que ainda exista quem acredite numa atitude dessas.

"Entregar" um jogo é sinônimo de medo. É não acreditar no time. O Brasil não precisava manchar a história naquela vergonha. Tinha time para bater qualquer adversário. Havia perdido para Cuba na fase inicial e fugiu de um novo confronto antes da final.

Acabou cruzando com os cubanos na final e ganhou o Mundial com um sonoro 3x0. Prova de que o medo não se justificou. No domingo o Corinthians enfrentou o Novorizontino debaixo de enorme suspeita de que entregaria o jogo para desclassificar o Palmeiras.

Ainda mais quando foi divulgada a escalação com o time alternativo. Muita gente dava como certa a "entrega". Digo com toda a convicção que, se o time que aprendi a amar entregasse o jogo, deixaria sumariamente de torcer e de acompanhá-lo.

Felizmente, o caráter e a dignidade se mostraram presentes e firmes nos garotos que honraram a história do Timão. Tudo normal. Não há o que temer. No futebol nem sempre o melhor vence.

As quartas-de-final começam agora e está tudo em aberto. Não se deve temer adversário no esporte. É sinal de fraqueza, de inferioridade, de mau caratismo. E isso não deve existir em qualquer modalidade. Ainda bem que suspeitas maldosas não se confirmaram. Apesar de tudo, a dignidade no futebol ainda existe.Até mais!

25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page