Amigo do esporte,
não existe torneio mais democrático do que a Copa do Brasil. Na minha opinião, a única bola dentro da CBF em toda a sua história. Sempre fui fã de mata-mata. Não há emoção maior. Nivela tudo e torna o futebol mais competitivo e uniforme. É o único sistema que permite que um time de menor expressão, em um noite inspirada , elimine um grande. É uma delícia a Copa do Brasil. E com esse sistema de sorteio implantado agora então, dá mais emoção ainda.
Um único pote com 16 equipes. Grandes clássicos, confrontos regionais, emoção pura. Pontos corridos premiam a regularidade, é certo. Mas muitas vezes a competição perde a graça. No mata-mata tudo pode acontecer. Como agora, por exemplo.
O sorteio definiu os jogos das oitavas-de-final. Grandes confrontos como Juventude x Grêmio, clássico regional, Fortaleza x São Paulo coloca frente a frente Rogério Ceni e o Tricolor em jogos de eliminação, Palmeiras x Bragantino que tem histórico de muito equilíbrio e os demais jogos, todos também equilibrados: Santos x Ceará, Botafogo x Cuiabá, Flamengo x Athlético PR, Atlético GO x Inter e Corinthians x América MG.
Tudo pode acontecer. 180 minutos onde o improvável pode estar presente e esteve algumas vezes de forma bem evidente. Criciúma, Santo André e até o Paulista de Jundiaí já conseguiram conquistar a Copa. É o único campeonato onde os chamados médios e pequenos ainda têm alguma chance. É meu campeonato preferido.
Como diria o gênio Nelson Rodrigues, é o campeonato que tem a maior frequência do seu personagem ilustre: o sr. Sobrenatural de Almeida. Enfim, é emoção pura. Parabéns CBF por ter criado essa competição tão empolgante. Pelo menos isso, né? Até mais!
Σχόλια