top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião Objetiva - Como diz o Pofexô: "o medo de perder tira a vontade de ganhar"

Amigo do esporte,


nunca uma frase foi tão bem criada como essa de Vanderlei Luxemburgo. Um excepcional treinador, um dos melhores que conheci, mas que infelizmente em determinado momento da carreira, resolveu agenciar jogador, ser administrador, gerente de futebol, etc. Aí ele se perdeu e nunca mais foi o mesmo. Mas é autor de uma frase mais do que real, mais do que verdadeira.

Exprime tudo o que acontece quando um time se acovarda e não arrisca. Estou aproveitando o gancho do que aconteceu num jogo pelas quartas-de-final do Campeonato Paulista, quando se defrontaram Mirassol e Guarani. Um jogo que tinha tudo para ser envolvente, eletrizante. Afinal, envolvia duas equipes que já tinham mostrado bom futebol no decorrer da competição.

Previa-se um jogo aberto de acordo com as características dos times. Mas na prática, o que se viu foi um jogo horrível, onde não faltou pancadaria e chutão, digno de um casados x solteiros. O Mirassol com desfalques importantes não foi o mesmo time de outros jogos. Medroso, respeitou demais o Guarani, que por sua vez, não teve capacidade e coragem para ir em busca da vitória.

Tomei esse jogo como exemplo típico da frase de Luxemburgo porque foi exatamente isso o que aconteceu. Ambos os times tiveram medo de perder e não tiveram a vontade de ganhar. Se um deles, o Mirassol, ficou o tempo todo na defensiva e jogando no erro do Guarani, este por sua vez não teve coragem para agredir o oponente.

E o pior, seu treinador a certa altura colocou o time mais defensivo ainda, com substituições equivocadas privilegiando a parte defensiva. Diante desse quadro, o resultado não poderia ser outro: um 0x0 horroroso e o que as duas equipes queriam: a disputa em pênaltis. Lamentável a atitude dos times. Ruim para o futebol.

Pelo que apresentaram, ambos deveriam ser desclassificados. E a célebre frase do "Pofexô" nunca foi tão presente e correta. Enquanto existir esse medo de perder, existirá menos vontade de ganhar. E por isso o futebol perde o interesse a cada dia. Estamos no Caminho errado faz tempo. E o pior, não procuramos alternativa. Aceitamos passivamente um futebol arcaico, de pouca inspiração e de há muito ultrapassado. Lamentável! Até mais!

31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page