top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Campeonato Paulista paralisado. Por quê?

Amigo do esporte,


o governador de São Paulo, seguindo sugestão do MP paulista resolveu paralisar o Campeonato Paulista. Por 15 dias a partir de segunda-feira, ou seja de 15 a 30 de março. Existe muita polêmica em torno dessa tomada de decisão. Muitos favoráveis, e em menor proporção, os que são contra. E eu me incluo nesse universo menor. Não fui favorável a paralisação. Por uma série de incoerências. Por exemplo, não há público nos estádios. Somente pessoas ligadas ao jogo.

Muita gente vai dizer que tem muita gente dentro do campo e que não há necessidade dessa aglomeração. Outros alegam que o torcedor não vai ao campo mas promove aglomerações em torno do estádio, em bares, etc.

Concordo com tudo isso. Tem muita gente no campo e em bares. Mas isso seria muito fácil de se contornar. Não houve até surgir essa onda, uma conscientização popular sobre a gravidade do problema. E nem por parte dos políticos.

Basta ver a aglomeração nos coletivos, em supermercados, em comércios onde apesar do uso obrigatório de máscaras, não há distanciamento adequado. Então é aí que eu me pego no absurdo da paralisação do futebol.

Tem muita coisa extremamente mais perigosa para a propagação do vírus do que uma partida de futebol. Digo isso não por estar ligado profissionalmente ao esporte, e também não por menosprezar o sofrimento de vítimas dessa praga, pois perdi sobrinho e tive nora e cunhados infectados. Digo porque é uma realidade.

Todos esses fatores que citei possuem mais risco. Entendo que o trabalho é sagrado e não pode ser proibido. É o sustento do homem. Seja empregado ou proprietário, todo mundo tem direito de ganhar o pão.

Para se conter a violência dessa propagação do vírus, não há necessidade de se tomar medidas tão drásticas. É simples. Multa para quem andar sem máscara seria uma alternativa de grande resultado. Mas uma multa que doesse no bolso, absurda, para que o povo se conscientizasse da gravidade.

Multa para aglomerações, sejam particulares ou em via pública. Multa para quem na rua não obedeça o distanciamento regular. Tem que arder no bolso do cidadão para que ele obedeça. Infelizmente tem que ser assim. O povo brasileiro se absteve de cultura e informação real por muitos anos. Ele acha que pode tudo. Não liga para uso de artifícios utilizados para combate ao vírus. Acha que com ele não vai acontecer nada. Falta de informação. De cultura.

Sei que vou ser questionado quanto a minha opinião, mas sou autêntico. Não agrado ninguém. Falo o que penso e durmo tranquilo por causa disso. E só para encerrar: paralisação por 15 dias!

Piada, né? O que vai mudar em 15 dias? Será que esse período vai ser suficiente para que o futebol não contribua maia com a propagação da pandemia? Me engana que eu gosto. Pobre futebol. pagou o pato por tanta coisa errada. Como disse uma vez o cantor Sílvio Brito: "Tá todo mundo louco, oba" ! E oba mesmo. Porque tem muita gente se deliciando com esse caos que estamos vivendo. Até mais!

31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page