top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - As rainhas da América!

Atualizado: 8 de ago. de 2022

Amigo do esporte,


terminou a Copa América de futebol feminino. E o Brasil passou por cima das adversárias e conquistou pela oitava vez o título. 20 gols marcados e nenhum gol sofrido. Derrotou na final as anfitriãs colombianas. Campanha irretocável. Soberania absoluta. Méritos totais pela conquista, não dá pra desmerecer. Mas não adianta tapar o sol com a peneira.

Assim como no masculino, não temos adversários aqui na América. A superioridade é flagrante, inconteste. Agora vamos retroceder um pouco no tempo. O Brasil antes da Copa América realizou alguns amistosos contra equipes europeias como preparação. E qual foi o saldo? Nenhuma vitória. Só derrotas. Não estou aqui julgando o trabalho de Pia, a treinadora. Mas fatos são fatos.

O Brasil manda na América mas fica longe ainda das equipes europeias. E sempre foi assim. Desde os tempos de Sissi, passando pe la Marta, a rainha (que não fez nada pelo Brasil, não ganhou nada de expressivo, pois ganhamos a Copa América sem ela), não conseguimos atingir um patamar de expressão. Competimos sempre. Mas como coadjuvantes. Jamais fomos protagonistas. Não sei o que acontece.

Mas nos apequenamos sempre que enfrentamos adversárias de lastro no futebol. Confesso que não vejo nada de diferente no trabalho da atual treinadora com relação aos treinadores anteriores. Aliás, creio até que o trabalho atual não esteja acrescentando nada de diferente. O talento é inato. Nossas jogadoras têm de sobra. O problema talvez seja psicológico.

Por que nos apequenamos sempre diante de grandes adversárias? O que a atual treinadora tem feito nesse sentido? Só tática, só treino não é suficiente hoje em dia. Nossas meninas precisam de orientação e acompanhamento psicológico para que tenham confiança e maturidade. Sem isso, continuaremos sendo as "Rainhas da América"! Isso é muito pouco. Precisamos de mais. E temos condição para isso! Com a palavra, os dirigentes!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por quê Paquetá na Seleção?

Amigo do esporte, todos já sabem do problema envolvendo o jogador Paquetá. Importante para o West Ham e importante para a Seleção, Paquetá está envolvido com site de apostas. E não venham querer inoce

Comments


bottom of page