top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Aos mestres com carinho

Amigo do esporte,


Campinas já foi a "Capital do Futebol". Sua contribuição para o futebol brasileiro é extremamente relevante. Grandes craques de verdade foram revelados na maior cidade do interior brasileiro. Mas hoje vou falar de dois monstros sagrados que estão eternizados na história do futebol de campinas.

Um é reconhecido como o maior jogador da história da Associação Atlética Ponte Preta. E o outro foi um dos senão o maior responsável pela maior conquista do Guarani Futebol Clube em toda sua história. Dicá e Zenon, Zenon e Dicá foram armadores nos seus times.

Como falei em minha última coluna dessa posição em extinção, resolvi falar desses dois personagens em particular dessa vez. Dicá foi feito na Ponte Preta. Nascido Oscar Sales Bueno Filho, ganhou esse apelido nos campos de várzea, onde certa vez jogando com seu irmão Walter, alguém perguntou quem era o Oscar: "o de cá ou o de lá?". E ficou "Dicá".

Maior jogador da história da Ponte e maior artilheiro. Armador requintado, craque, talento imenso, punha a bola onde queria. Cobrador exímio de faltas, fazia lançamentos milimétricos e possuía uma precisão incrível nos seus chutes. Defendeu também o Santos e a Portuguesa. Lançado por Cilinho na Ponte, reencontrou o treinador na Portuguesa onde conquistou os únicos títulos da carreira. Ser o maior jogador da história do time que revelou tantos craques é uma reverência para esse gênio. Monstro sagrado do futebol. Arte pura.

E não menos genial foi Zenon. Nascido Zenon de Sousa Farias começou na base do Hercílio Luz de Santa Catarina como ponta direita. Transferiu-se logo para o Avaí e chegou no Guarani em 1976 fazendo parte de um esquadrão que deu o maior título da história do Bugre; o Brasileiro de 1978. Segundo volante de origem, tratava a bola com um carinho imenso.

Outro exímio cobrador de faltas, dono de um chute preciso e potente, lançava com precisão única. Foi um dos principais, senão o principal jogador da época áurea do Guarani. Marcou seu nome e é reverenciado até hoje na coletividade bugrina. E marcou seu nome também na história do Sport Club Corinthians Paulista fazendo parte da famosa "Democracia Corinthiana" e conquistando títulos.

Dois excepcionais armadores do nosso futebol. Dois nomes imortais que deixaram um legado de arte e beleza ao nosso futebol. Bons tempos em que podíamos assistir espetáculos com esses artistas. Fica a lembrança e a tristeza de sabermos que não haverá mais talento como esses! Até mais!

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opinião objetiva - O que se deve copiar

Amigo do esporte, de algumas décadas para cá, o Brasil anda copiando muita coisa do futebol europeu. A começar por uma mudança em nosso hábito que não perdoo. O fato de as equipes entrarem em campo si

Opinião objetiva - mais do mesmo

Amigo do esporte, Já de algum tempo, Palmeiras e Flamengo vem dominando o futebol brasileiro e sul-americano. São as equipes mais bem estruturadas, mais profissionalizadas e com mais recursos financei

Comments


bottom of page