top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - A Volta do Espetáculo

Amigo do esporte,


o Tribunal de Justiça de São Paulo liberou nessa semana a entrada de bandeiras com mastros nos estádios. A decisão cabe recurso, pois o Ministério Público se manifestou contrário a decisão e a coisa pode se reverter. A permissão vem acompanhada de algumas observações, tais como tamanho das bandeiras, material, quantidade e setores permitidos. A decisão foi tomada pelo juiz Fabrício Reali Zia que enfatizou a necessidade de uma grade fiscalização para manter a segurança do torcedor.

A proibição existe desde 1996 e agora surge a possibilidade de termos novamente a entrada nos estádios de bandeiras. Gosto da ideia. Acho que as bandeiras dão um colorido especial aos estádios, agem como uma injeção de ânimo aos times e ao torcedor, proporcionam um movimento ímpar e que encanta. Porém, há que se conscientizar as organizadas de que as bandeiras são elementos de atração visual, para promover o espetáculo. E não para servir de arma em confronto com torcida adversária. Aliás, foi por esse motivo que seu ingresso nos estádios foi proibido.

As bandeiras quando utilizadas para o bem, são sensacionais. Produzem um efeito visual e psicológico ímpar. Me lembro em tempos idos, quando os estádios se vestiam de bandeiras de todas a s formas e tamanhos proporcionando um espetáculo inigualável. Era lindo de se ver. A originalidade com que as bandeiras eram confeccionadas era de emocionar.

Eu tenho esperança de que o Ministério Público impondo algumas regras, libere as bandeiras. E que o torcedor, principalmente de torcida organizada, saiba usufruir desse artifício para o bem. Para incentivar seu time, para comemorar uma vitória. Que ela seja desfraldada na alegria e recolhida de modo resignado na tristeza. Bandeira é festa e não arma. Que o torcedor saiba aproveitar essa oportunidade para que tenhamos os estádios cada vez mais coloridos! Até mais!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page