Amigo do esporte,
as ligas europeias, já de algum tempo têm sido referência no futebol mundial. A Itália foi a primeira a mostrar a arte do futebol na Europa. Napoli, Milan, Internazionale, Parma, Roma foram alguns clubes que encantaram o mundo.
Durante algum tempo o futebol italiano despertou o interesse mundial, fato que fez com que diversos países passassem a transmitir os jogos. Depois veio a Espanha. Com o intercâmbio de jogadores a todo o vapor, a Espanha tornou-se referência mundial. As transmissões ficaram mais frequentes e Real Madrid e Barcelona desfilaram talento nas telas de nossas TVs.
Ultimamente a Premiere League, liga inglesa tem encantado o mundo do futebol. Manchester City, Liverpool, Arsenal (atual líder), Manchester United, Tottenham, Chelsea, Newcastle e outros têm nos brindado com um futebol maravilhoso.
Mas a atual Champions League mostra um país que retorna ao patamar superior do futebol mundial. Entre os oito classificados para as quartas-de-final, três são da Itália. Nápoli, Milan e Internazionale fazem parte do seleto grupo da próxima fase da cobiçada competição.
Real Madrid da Espanha, Benfica de Portugal, Bayern de Munique da Alemanha, Manchester City e Chelsea completam a nata da Champions League. Quase a metade dos competidores são "oriundi". Que coisa boa. Que bom que surge um novo país para o confronto com espanhóis e ingleses.
A Itália merece e muito. Dona de quatro títulos mundiais e de uma torcida apaixonada, a Itália parece estar voltando a ser protagonista nas competições. Apesar de ter ficado de fora da última Copa do Mundo, parece que a ausência fez bem ao país. A renovação que começa a ser implantada já traz resultados promissores. Os times compreenderam que não é gastando fortunas que se consegue sucesso. O Napoli é prova disso. Líder disparado e virtual campeão italiano, faz brilhante participação na Champions. Até onde vai chegar o trio italiano eu não sei. Mas ó o fato de estar entre os oito finalistas da maior competição europeia já dá mostras de ressurreição. Parabéns, Itália! Coragem e transparência estão dando resultado! Forza! Até mais!
Comments