top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - A preferência pelo mais fraco!

Amigo do esporte,


não sei o real motivo. Não sei nem explicar e talvez não haja explicação. É mesmo um fator psicológico. A tendência do torcedor é sempre torcer para o mais fraco. Vamos tentar expor o fato. Admitamos que hipoteticamente, tenhamos o jogo Fluminense x Cuiabá. Por favor, é só um exemplo. Não quero aqui desmerecer e nem diminuir ninguém. Deixando a rivalidade de lado, pois é claro que torcedores do Flamengo, Vasco da Gama e Botafogo serão cuiabanos de carteirinha, tenho quase que plena certeza de que a grande maioria dos torcedores do restante do Brasil torcerão para o Cuiabá.

Só se a vitória tricolor trouxer benefício ao time do torcedor. E assim é com todos os esportes. Por exemplo, qual torcedor que não é brasileiro não torceu e muito contra o nosso vôlei na época de ouro desse esporte no Brasil? Esporte aliás que passa por profunda reformulação, mais uma vez dando exemplo de organização. E quem além do americano torce para a Seleção dos Estados Unidos de basquete?

Até em esportes individuais a preferência é sempre pelo mais fraco. Quem não torceu para alguém desbancar Mike Tyson? E Muhammad Ali? E até no tênis existe preferência pelo mais fraco. Claro que especificamente nesse esporte, existe a torcida para os dois. O público que vibra com o mais fraco, vibra também com Djokovic, com Nadal, com Federer. Mas quando o mais fraco vence a manifestação é sempre maior.

É curioso o fato de se ter mais carinho pelo mais fraco. Não existe uma explicação lógica para tal procedimento. O fato é que é sempre muito gostoso quando o pequeno derrota o grande. Parece que nos engajamos e até nos colocamos no lugar desses heróis. O motivo eu não sei. Mas quero muito uma vitória do Cuiabá! Até mais!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opinião objetiva - O que se deve copiar

Amigo do esporte, de algumas décadas para cá, o Brasil anda copiando muita coisa do futebol europeu. A começar por uma mudança em nosso hábito que não perdoo. O fato de as equipes entrarem em campo si

Opinião objetiva - mais do mesmo

Amigo do esporte, Já de algum tempo, Palmeiras e Flamengo vem dominando o futebol brasileiro e sul-americano. São as equipes mais bem estruturadas, mais profissionalizadas e com mais recursos financei

Comentarios


bottom of page