top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - A magia do derbi

Amigo do esporte,


a origem da palavra "derbi" vem do inglês "derby", que surgiu de uma corrida de cavalos que existe até hoje em Kentucky nos Estados Unidos, o famoso "Kentucky Derby". A corrida é tão disputada e repleta de grandes competidores que recebeu o nome de derby. Aqui entre nós, o derbi é o confronto entre duas equipes rivais. Notem bem, eu disse rivais e não adversários. Aqui no Brasil, existem dois derbis rotulados. O primeiro é paulistano. Corinthians e Palmeiras são os protagonistas. Uma história de muita rivalidade, e que foi apelidada de "derbi" por Tommaso Mazzoni, ou Thomaz Mazzoni, jornalista esportivo italiano radicado no Brasil e que criou apelidos para os grandes confrontos paulistas. E em Campinas temos o tradicional "derbi" campineiro envolvendo Ponte Preta e Guarani ou Guarani e Ponte Preta pra não melindrar ninguém.

Nas histórias de ambos os " derbis ", vemos com frequência a superação do menos cotado para a vitória. Tanto no paulistano quanto no campineiro, é comum quem está na pior fase se superar e vencer o oponente em melhor situação e considerado favorito.

Mas existe favorito em "derbi" ? Claro que existe. Apesar da rivalidade gigantesca, é um jogo de futebol. E como tal sempre tem um favorito. Isso não quer dizer que o favorito vá vencer. Nem sempre esse favoritismo é confirmado dentro do campo. Nunca fui de me abster de opinar. Jamais fiquei "em cima do muro" como dizem quando nos furtamos de dar opinião. E dessa vez, no "derbi" campineiro dessa semana, não foi diferente.

Disse que o Guarani era o favorito. Campanha melhor, momento melhor, futebol mais convincente. Vinha de duas boas vitórias e de derrotas onde até poderia ter ganho contra grandes da Capital. A Ponte vinha e vem capengando no campeonato e foi para o jogo com três derrotas consecutivas. Mas, como disse logo acima, é comum haver superação por parte do time em pior fase no momento. E foi o que aconteceu.

A Ponte venceu o Guarani e se recuperou moralmente. E venceu com autoridade. É incrível como esse jogo desafia a lógica. Como mexe com o estado de espírito do jogador, do torcedor e da imprensa. É mágico, sedutor, envolvente. Até quem não é da região acaba se envolvendo e acompanhando avidamente. Realmente existe magia no "derbi".

Pena que a violência estrague essa magia. Constantemente vemos confronto entre torcedores que geralmente deixam saldo de vítimas fatais. Uma pena. Seria maravilhoso que voltássemos a ter as duas torcidas nos estádios. Mas enquanto houver esses confrontos e mortes, esse sonho estará cada vez mais distante. Mas que existe magia em "derbis", isso lá existe! Até mais!

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opinião objetiva - O que se deve copiar

Amigo do esporte, de algumas décadas para cá, o Brasil anda copiando muita coisa do futebol europeu. A começar por uma mudança em nosso hábito que não perdoo. O fato de as equipes entrarem em campo si

Opinião objetiva - mais do mesmo

Amigo do esporte, Já de algum tempo, Palmeiras e Flamengo vem dominando o futebol brasileiro e sul-americano. São as equipes mais bem estruturadas, mais profissionalizadas e com mais recursos financei

Comments


bottom of page