top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Opinião objetiva - Árbitros... Ah, Árbitros

Amigo do esporte,


tenho dito com frequência, e muita gente também tem dito, que o futebol está ficando chato demais. Ou melhor, já está chato demais. Certas coisas que acontecem no futebol, especificamente no jogo, e que prejudicam e estragam o espetáculo. Jogadores com péssima índole para a prática do futebol, que simulam contusão, que rodeiam o árbitro para reclamar de tudo, goleiros que a cada defesa difícil caem no chão simulando contusão, enfim, um festival de procedimentos inadequados que tornam o futebol triste de se ver.

E aí, na minha opinião existe um fator determinante para toda essa bandalheira que campeia os gramados: o árbitro. Tudo acontece com a complacência do árbitro. Uns verdadeiros "bananas" que não têm peito para coibir essas atitudes. Quantas vezes o jogador sai de campo de maca, se contorcendo, e ao chegar na lateral do campo se levanta como num passe de mágica e volta correndo para o jogo? Quantas vezes o time quase que inteiro rodeia o árbitro para reclamar sobre uma marcação? Rodeiam, peitam, ofendem, discutem, não é verdade? E os goleiros? Ah, os goleiros. Bastou fazer uma defesa difícil e pronto. Cai no chão se contorcendo de dores e de repente, depois de uma água milagrosa, se levanta como se nada tivesse acontecido. Que milagre é esse que faz com que a água cure uma contusão?

Tudo isso poderia ser evitado se quando o jogador saísse de maca e voltasse correndo, fosse advertido com o cartão amarelo. e sendo reincidente, vermelho. Quando acontecer uma rodinha de reclamações e protesto, que o árbitro distribua cartões aos reclamantes. O goleiro defendeu e caiu simulando contusão? Assim que ele levantar, amarelo nele! Meu Deus! É tão fácil. Mas os árbitros de hoje não tem peito de enfrentar as estrelinhas. E vamos combinar, ser árbitro hoje é fácil demais.

Com o VAR, a responsabilidade dele minimizou. Qualquer dúvida ele chama o VAR. A barra dele fica limpa. Quanta saudade dos árbitros de verdade. Aqueles que faziam o jogador respeitar. Não tinha rodinha em volta dele, jogador que simulasse contusão recebia o cartão sumariamente. O goleiro de antigamente quando fazia uma grande defesa, vibrava e recebia os aplausos da torcida e nunca caia simulando contusão. E quando isso ocorria, o árbitro ia checar para ver se havia realmente a contusão.

Saudade de árbitros de verdade que não temiam jogador, que chamavam a responsabilidade. Que surjam árbitros com coragem , capacidade e respeito para o bem do futebol! Até mais!


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opinião objetiva - O que se deve copiar

Amigo do esporte, de algumas décadas para cá, o Brasil anda copiando muita coisa do futebol europeu. A começar por uma mudança em nosso hábito que não perdoo. O fato de as equipes entrarem em campo si

Opinião objetiva - mais do mesmo

Amigo do esporte, Já de algum tempo, Palmeiras e Flamengo vem dominando o futebol brasileiro e sul-americano. São as equipes mais bem estruturadas, mais profissionalizadas e com mais recursos financei

Kommentare


bottom of page