Opinião objetiva - À Espera de um Milagre
- Jota Jorge
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Amigo do esporte,
a situação do São Paulo na Libertadores da América é dramática. Faz lembrar o título do filme "À Espera de um Milagre". E retrata exatamente a situação do futebol brasileiro. Enquanto no Campeonato Brasileiro o Tricolor ocupa a terceira posição fazendo uma campanha bastante satisfatória, na competição sul-americana está prestes a se despedir. Além de uma vitória sobre o River Plate na Argentina, precisa torcer por outros resultados para seguir em frente. É um contraste bem realista.
O futebol brasileiro está ultrapassado, obsoleto. A maneira como jogamos é superada. Nosso futebol parou no tempo. É feio, arcaico, previsível. E a prova é inconteste. O terceiro colocado no Brasileiro está praticamente fora da próxima fase da Libertadores.
O São Paulo conseguiu a proeza de perder para o Binacional, o mesmo time que perdeu por 6x0 para o River. Precisamos reagir. Precisamos de uma mentalidade nova de jogo. Uma maneira diferente de jogar. Mais agressivo, mais vertical, mais contundente. Precisamos retomar nossas origens. Não é possível um time que é terceiro colocado no Campeonato Nacional ter uma campanha sofrível numa competição sul-americana onde no seu grupo tem apenas um time que se deve respeitar.
O São Paulo na Libertadores é o retrato de nosso futebol. Decadente. Pobre. É muito triste chegarmos a essa constatação. Já não somos mais os donos do mundo. E já não somos mais os reis da América. Exceção do Flamengo do ano passado, não acrescentamos nada nos últimos anos. Só colhemos resultados ruins, que nos depreciaram. E o São Paulo é o reflexo disso. Em casa está bem. Mas fora agoniza. Muito triste. E mais triste ainda se voltarmos a pré-Libertadores onde o Corinthians acabou eliminado pelo "fortíssimo" Guarani do Paraguai.
Que lástima! É! Não é só o São Paulo que está a espera de um milagre. Mas o futebol brasileiro também. Até quando? Até conseguirmos mais organização, menos imoralidades e principalmente quando o jogador brasileiro mudar seu comportamento, amadurecer, ser profissional de verdade! Antes disso, o buraco será cada vez mais fundo! Até mais!
Comments