"Samba do Avião" é uma canção composta em 1962 por Antônio Carlos Jobim. A letra no idioma Inglês é de Gene Lees. Tom Jobim escreveu "Samba do Avião" para um filme italiano, Copacabana Palace (1962). O filme foi filmado no Rio e apresenta aparições de Jobim, João Gilberto e Os Cariocas. A primeira performance da música foi feita por Jobim e Os Cariocas em Agosto de 1962 no restaurante Au Bon Gourmet, em Copacabana, Rio, que historiador da música Ruy Castro chamou de "o show de bossa nova para acabar com todos os shows de bossa nova", como ele apresentava Jobim, João Gilberto, Vinícius de Moraes e os Cariocas no palco juntos pela única vez.
A primeira gravação da canção foi lançada em outubro de 1962 por Elza Laranjeira. A primeira versão no idioma Inglês foi por Tony Bennett para seu álbum de 1965 “If I Ruled the World: Songs for the Jet Set”. Na canção, Jobim escreve sobre o desembarque no aeroporto do "Galeão" no Rio de Janeiro. O aeroporto foi renomeado em sua honra em 1999 e agora é chamado RIOgaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim.
Melodia maravilhosa e uma letra que traduz toda emoção do carioca ao chegar de avião ao Rio de Janeiro. Outra obra-prima desse gênio da música popular brasileira. Curta o vídeo, uma apresentação de Tom em Montreal. Vale a pena. Faz bem aos ouvidos. Sem dúvida, "Samba do avião" entra para a galeria de "Música de Hoje e Sempre"!
Letra
Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, céu, mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo Balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Copacabana, Copacabana
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo Balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar
Comments