top of page

Patrocinadores

WhatsApp Image 2020-06-20 at 19.43.01.jp
  • Foto do escritorJota Jorge

Drops - Semana 85

Vídeo


Segundo lugar no Festival de Música Brasileira da TV Record de 1967, esse vídeo mostra a performance de Gilberto Gil com os Mutantes na composição de sua autoria "Domingo no Parque". Momento especial no festival, Gilberto Gil com febre e tremores subiu ao palco pra levar sua música ao segundo lugar no Festival. Curta!

Você sabia?


Por que é costume dar cachaça pro Santo ?

O ar de sobriedade que adotam os apreciadores da cachaça antes de beber parece até contraditório. Antes de tomar, é obrigatório despejar um pouco da bebida no chão e anunciar: "pro santo". Mas a contradição se desfaz quando se investiga a fundo a origem dessa tradição tão brasileira.

"O gesto de jogar um pouco da bebida no chão, antes de beber, nasceu num ritual chamado Libação, criado por gregos e romanos, e consistia em uma oferenda aos deuses para que eles provessem os lares de felicidade, harmonia e fartura", explica o jornalista Edson Borges, autor de uma vasta pesquisa sobre a relação entre a cachaça e as religiões.

Borges conta que a oferenda passou a ser praticada no Brasil graças à influência dos colonizadores portugueses. "No século XVII, eles chegaram ao Recôncavo Baiano, juntamente com os jesuítas, que acabaram por dominar o cultivo da cana-de-açúcar. Além de produzir o açúcar, inventaram a aguardente."


A bebida teve o consumo imposto aos escravos, para combater o frio nos canaviais, durante o inverno, e até como estimulante para os negros considerados pouco produtivos, ou ainda quando adoeciam. Qual a origem da expressão: "Tudo Acaba em Pizza ?


A expressão “acabou em pizza”, que quer dizer que um crime ficou sem punição e os culpados não foram responsabilizados, nasceu mesmo no Brasil – como era de se esperar. Apesar de ter ganhado força na década de 90, ela foi inventada em 1950.


Segundo o professor de Português Ari Riboldi, o termo surgiu em uma reunião dos dirigentes do Palestra Itália, hoje Palmeiras, clube de futebol de São Paulo fundado por imigrantes italianos. As discussões foram acirradas, em uma gritaria bem à moda italiana. Os participantes só não foram às vias de fato porque houve a intervenção da turma do “deixa disso”. Mais tarde, todos foram ao bairro do Brás e celebraram as pazes comendo uma deliciosa pizza.


Para completar, a própria palavra que está na boca de todos também tem uma origem, explica Riboldi. "Pizzo é canto em italiano. O pedaço da ponta da massa do pão", afirma o professor.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page